Conhecendo o Leitor

Quero saber mais sobre você!

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Borboletas podem cegar?

borboleta

Na minha infância, alguém me disse que as borboletas soltavam um pó que poderia cegar. Eu acreditei nisso por vários anos.

Sempre que via uma borboleta voando perto de mim, fechava os olhos para não ficar cego. Hoje, me sinto um idiota quando me lembro disso. Confesso que, acho que por instinto, a minha primeira reação ao ver uma borboleta ainda é fechar os olhos, mesmo que de uma maneira leve.

Parei para pensar no assunto: o pó que as asas da borboleta soltam pode cegar? Por mim mesmo, deduzi que não. Você conhece quantas pessoas que ficaram cegas por causa de uma borboleta? Eu não conheço nenhuma. E porque eu nunca fiquei cego ao longo da vida, mesmo com tantas borboletas sobrevoando a minha cabeça?

Quem já pegou uma borboleta pelas asas sabe que realmente fica um pozinho nos dedos depois de soltá-la, mas ele nunca cegou ninguém. Há pessoas que não têm o costume de lavar as mãos e as levam ao rosto normalmente. Seria impossível não existir ninguém cego por esse pó.

Se as borboletas cegassem, seriam consideradas perigosas. Existiriam campanhas no estilo “Matem as borboletas” ou “Cuidado: as borboletas cegam”.

Procurando pela internet, achei o que já tinha concluído sozinho (sou um garoto esperto): o máximo que o pó da asa de borboleta pode fazer é causar uma reação alérgica. É a mesma coisa que acontece quando a poeira entra nos olhos.

Passei boa parte da vida fechando os olhos e tomando o maior cuidado quando via alguma borboleta. Fiz isso à toa. Então, antes de falar uma asneira para uma criança, procure se informar para saber se aquilo é realmente verdade.

Deve ser por isso que não acredito muito no que as pessoas dizem.

Eu sempre preciso de uma fonte mais confiável, seja um livro, seja uma segunda opinião.

O pó da asa da borboleta não cega. Mas fiquei cego por um bom tempo. Tempo em que eu não enxergava a verdade.

Eduardo Franciskolwisk

Curiosidade: As borboletas quando em repouso, dobram suas asas para cima. As mariposas, quando pousam ficam com as asas abertas. Na foto é uma borboleta.

2 comentários:

Leitores, se forem comentar como anônimo por facilidade, peço que deixem pelo menos seus primeiros nomes como assinatura.

Mas se fizerem questão do anonimato, não tem problema!

TOP 10 do Mês

Arquivo do Blog