Conhecendo o Leitor

Quero saber mais sobre você!

domingo, 21 de agosto de 2011

Farmácia: profissão desvalorizada

“Mas o que eu quero é lhe dizer

que a coisa aqui tá preta”

Meu caro amigo – Chico Buarque

A profissão mais desvalorizada da face da Terra é a farmácia. Ser farmacêutico dá desgosto, dá vontade de chorar.

Eu sei que todos os profissionais, de qualquer área que seja, sentem-se desvalorizados e gostariam de ter um pouco mais de reconhecimento. Mas algumas profissões reclamam de barriga cheia. Não é o caso da farmácia. A coisa está feia para o farmacêutico.

Confesso que prometi para mim mesmo que este ano, se eu não arrumasse nada digno na área farmacêutica, sairia dela e arrumaria outra coisa para fazer. Porém, no decorrer dos meses, eu fui desanimando cada vez mais e muito antes do meio do ano eu já tinha resolvido:

– Não quero mais!

Mas sempre há aquela luz no fim do túnel. Sabe aquela pequena possibilidade que existe do jogo virar? Pois bem, esta possibilidade morreu. A luz no fim do túnel se apagou quarta-feira passada.

Era hora do almoço. Atendi o telefone e perguntaram se eu era o Eduardo. Respondi que sim. Então, ele disse:

– Aqui é da drogaria que você deixou currículo. Estou ligando porque a minha farmacêutica saiu e estou precisando de farmacêutico. Você já está trabalhando?

Eu respondi que sim, mas que não estava na área de farmácia. Perguntei quanto ele pagava e, então, meu sonho farmacêutico morreu definitivamente:

– Olha, aumentei o salário da minha farmacêutica no mês passado. Estou pagando 800 reais.

Continuei a conversa normalmente, mas decepcionado, pois o piso salarial está em 1800 reais. Disse que não me interessava, mas que se conhecesse algum colega desempregado falaria para levar o currículo lá. Desliguei o telefone e dei uma risadinha irônica.

Fiquei revoltado e não quero mais saber de farmácia. A maioria das farmácias de Barretos pagam mais ou menos isso, por isso, vou trabalhar em algo que não tenha muita responsabilidade. Se é para ganhar mal, que seja fazendo algo menos estressante.

Me considero bom. Não sou um dos melhores farmacêuticos do país, mas acho que estou um pouco acima da média. Enfim, é isso que estou vendo na farmácia: muita gente boa abandonando o barco. Isso é gravíssimo. E se só sobrarem profissionais ruins?

Como farmacêutico eu morri. Não quero mais trabalhar com isso enquanto a cobrança e a responsabilidade forem muitas e o retorno financeiro for pouco. Por isso, meu próximo post se chamará Tchau, Farmácia.

Eduardo Franciskolwisk

P.S.: A imagem acima foi retirada do blog Saúde da Vítima. Clique e conheça este blog que fala sobre farmácia: http://saudedavitima.blogspot.com/. Eu recomendo!

224 comentários:

  1. Oi Eduardo!

    Sim, com certeza pode usar e abusar da imagem. Eu criei numa tarde de muita decepção no meu trabalho de farmacêutica. Tá feia a coisa. Somos palhaços nos nossos ambientes de trabalho.
    Abraço, Michelle.

    ResponderExcluir
  2. Depois de ler esse post aqui, confesso que deu até uma vontade de rasgar o diploma... Digo-lhe uma coisa: Nem tudo está perdido... Sou do RJ e trabalho na área magistral há mais de 15 anos e ao contrário das drogarias, cada vez mais a presença do farmacêutico é exigida nessa área... posso afirmar que numa farmácia com manipulação nada anda (dentro das regras) sem a presença de um bom profissional farmacêutico. Com a cobrança das RDC's exclusivas para as farmácias magistrais, a coisa ficou mais complexa para os "leigos"... são muitas cobranças, não nego isso, as responsabilidades são muito, mas muito maiores do que as das drogarias, mas pelo menos você vive a "Essência" do verdadeiro farmacêutico ali com o umbigo na bancada do laboratório, seja realizando uma manipulação ou testando a estabilidade de uma nova formulação ou ainda criando POPs baseado nas resoluções pertinentes... ou seja, somos obrigados a nos manter atualizados... todos os dias somos surpreendidos por uma nova RDC e dentro da "hierarquia" de uma farmácia com manipulação o farmacêutico é o mais respeitado (ou deveria ser) e não sofremos tanto com as empurroterapias da vida, já que não podemos, por lei, vender sem prescrição médica... Conheço algumas farmácias que burlam as regras, mas acredito que fazem, mas fazem com muito medo... sem contar que o salário do farmacêutico magistral é o dobro do piso das drogarias com RT. Pelo menos aqui no RJ o próprio CRF não aceita inscrição com salário inferior ao estipulado pelo sindicato, que hoje é de R$ 3.500,00 com RT aproximadamente... não é o ideal, sem dúvidas merecemos bem mais devido às nossas responsabilidades... mas, fazer o que... Te dou um conselho de colega: Não desista... procure saber comno funciona o método das farmácias com manipulação da sua região e tente mais uma vez!!! Forte abraço!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá colega. Estou tão decepcionada quanto você.
    Nossa profissão está banalizada, pra dizer a verdade.
    Estou bem a fim de buscar outro ramo, já que o que estudamos e temos previsto em legislação e código de ética não é respeitado pelos donos de farmácia. Nos lugares onde já trabalhei busquei sempre trabalhar corretamente, mas sempre acham um jeito de passar por cima das nossas orientações.
    Não é fácil dar murro em ponta de faca!! É desgastante e o salário não compensa nem um pouco!!!

    ResponderExcluir
  4. cara eu sei que as vezes o mundo te desanima,mas esses obstaculos são normais,acho q seria legal vc continuar pesquisando em outras cidades e até outros estados,certeza que algum lugar daria certo,abraço

    ResponderExcluir
  5. Concordo com vc,eu também tenho bastante esperiência e sabedoria com dispensação em drogaria e em saúde pública, porém é desanimador o não reconhecimento da nossa profissão pela população e também pelos colegas de trabalho, que acham que o farmacêutico é um simples ENTREGADOR DE REMÉDIOS.To tão desanimada que penso em encontrar um trabalho em outra profissão qualquer, pois QUALQUER UM ganha o salário maior que o nosso sem precisar de diploma e sem ter responsabilidade e estresse.INFELIZMENTE nesse país funciona assim, é triste, pois como vc disse, lá na frente só vão sobrar POUCOS e estes não terão tanta sabedoria devido a tanat desestímulo.

    ResponderExcluir
  6. O piso farmacêutico é uma piada...em Sampa hoje é 2.100 o salário base, se vc for subtrair todos os descontos, você acaba recebendo um salário líquido de $1.700 a $1.750 no máximo...Mas isso é Brasil neh...fazer oque!!! Vergonha!!!

    ResponderExcluir
  7. caros colegas! Tô abandonando o barco!! Os donos de farmacias ou estão fazendo a faculdade para nao mais pagar ao farmaceutico, que na cabeçadeles nao serve pra nada apenas para atrapalhar a empurroterapia!! E as grandes redes querem farmaceuticos balconistas!! mas ora pra ser balconista nao precisa de diploma e nem estudar por cinco anos em uma faculdade e ainda fazer pós!! Um dia quando o SUS nos der espaço, a farmacia nao for um simples comercio e o salario for digno e der pra pagar todas as minhas contas sem ficar no vermelho, eu volto!! Mas até lá, vou fazer outra coisa que exija menos de mim, que nao tenha que ficar de pé 8h diarias, pra vender e vender...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O SUS é uma merda. A saúde brasileira não tem jeito tão cedo. As prefeituras de cidades menores não dão condições de se fazer um trabalho digno, não tem pessoal, não investem. Com certeza alguém rouba o dinheiro. Eu voltei para a área de farmácia, foi um bom aprendizado, mas depois recebi uma proposta pagando o mesmo valor, mas as condições de trabalho são outras. Pulei fora de novo.

      Excluir
    2. Eduardo,o que vc expressa de descontentamento é verdade.Fiz um curso técnico em farmácia pelo Pronatec ótimo,mas quando fui estagiar na farmácia,O cenário é outro.Gerente enchia o saco.Ai passei pra federal pro mesmo curso...bem puxada às matérias...O farmacêutico é um verdadeiro cientista...a teoria é linda.Cursei um semestre e sai,não vale a pena estudar tanto e ser tão desvalorizado.Hoje,curso direito e a dignidade é muito maior.

      Excluir
    3. Que comentário maravilhoso parabéns!!!

      Excluir
    4. Olá Anônimos

      Obrigado pelos comentários de vocês!

      Excluir
  8. Pois é ... Estou me formando em 2014/2 ,vejo muita gente se ferrando com farmácia.. Salvo os donos de farmácia..e não está nada fácil para eles devido as grandes redes a concorrência ser grande ... Eu só não desisto de farmácia em respeito aos meus pais ... Mas a minha irmã mais velha é formada em fisioterapia .. Uma merda de curso assim como farmácia... Só que o farmacêutico ganha mais que o fisioterapeuta....e no inicio do ano sentamos para conversar .. Vamos colocar uma loja 1,99 e vamos ganhar dinheiro e ser finalmente felizes !!!! Hoje tenho 26 anos .. Ela 32 ... Mas nunca é tarde para largar esses diplomas fuleiros .. Pena eu e minha irmã não termos largado as faculdades e ter aberto isso antes ..mas a vida é um aprendizado e conhecimento iremos ter pelo resto da vida... GALERA LARGUEM A ÁREA DA SAÚDE DE MÃO.... E medicina até os médicos trabalham como escravos para os planos de saúde....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o fisioterapeuta tem condições de ganhar mais do que o farmacêutico, porque imagino que para o fisioterapeuta seja mais fácil montar um consultorio, ou seja, é mais barato. Então, ele pode trablahar por conta própria. Já o farmacêutico, para andar com as próprias pernas ele precisa montar uma farmácia e o preço é bem mais caro.

      Se vcs acham que isso é o melhor pra vcs, desejo boa sorte. Realmente, não está fácil para ninguém e ter diploma não significa nada. Vamos atrás do dinheiro!

      Excluir
    2. Atualmente, com a farmácia clínica, já podemos ter nossos consultórios! A prescrição farmacêutica já uma realidade!

      Excluir
    3. É mas é uma coisa tão insignificante essa coisa de farmácia clínica. Quando estive na faculdade passei pelo estágio obrigatório em drogaria e com a farmacêutica orientando vi como é confusa essa profissão. Uma hora a farmacêutica mandava confirmar receitas pra vê se tá tudo em ordem, outra hora controlava o pessoal que técnico e depois orientava sobre a prescrição. Chegou uma mulher, uma senhora com crise de hipertensão com as pernas estava enchadas e a farmacêutica disse umas coisas de clínica já que conhecimento aprofundado em medicina ela não tem e mandou a mulher ir pra casa. Foi isso que eu vi que o farmacêutico não domina alguns conhecimento de medicina e quer se meter. Foi isso que me fez desistir do curso, essa utopia de clínica. Outra utopia. Pelo menos aqui no norte e o presidente e daqui se fala em tornar a farmácia comercial, estabelecimento de saúde mesmo e não mais comércio já que por lei a farmácia e estabelecimento de saúde e não comercio.

      Excluir
    4. Eu também acho esta coisa de farmácia clínica meio que um sonho que nunca será realidade. Eu pelo menos não tenho treinamento nisto, só sei fazer o medicamento, receitar não. Agora indicar, todo mundo faz: a vizinha, o colega de trabalho, etc.

      Excluir
  9. Trabalhei por 5 anos como Farmacêutico RT de outros proprietários, tive uma por 1 ano , hoje sou concursado a 2 anos em um Município pequeno, salário desfasado ja vem se arrastando a 6 anos segundo companheiros da saúde , plano de cargo e carreira o prefeito engavetou , e digo uma coisa pra vcs , larguem faculdade de farmácia , hoje tenho família e não consigo ter um carro popular simples, mau consigo pagar as contas básicas , sem luxo algum, piso é uma Vergonha Nacional, uma faculdade tão espetacular onde com toda certeza damos de 10 a 0 em qualquer farmacologia medica, largados e desvalorizados . Infelizmente

    ResponderExcluir
  10. Não sou da área de farmácia mas gosto de remédios. E fico impressionado como tanto conhecimento, no mais das vezes, é desperdiçado e desvalorizado. Área muito linda que um dia sonhei em seguir. Hoje sou engenheiro mas curioso do mundo das drogas.

    ResponderExcluir
  11. Eduardo, sou de Curitiba onde o piso é de R$2400,00 e ainda encontramos farmacêuticos que aceitam "trabalhar" por menos que o piso..
    É decepcionante, mesmo! O dom, gosto pela profissão ficam para trás quando nos deparamos com as injustiças salariais e dos CRFs, burocracia e má-vontade das Visas... Conheço inúmeros farmacêuticos que continuam na área enquanto não encontram outra coisa para fazer. Essa história de colocar toda responsabilidade no "..." do farmacêutico é fácil, quero ver é fazer funcionar o tal "estabelecimento de saúde" sem bem-remunerar o profissional!

    ResponderExcluir
  12. São os farmacêuticos que aceitam trabalhar ganhando menos que o piso, se a classe fosse mais unida isso não existiria, uma vez que, todo estabelecimento de farmácia têm que ter um profissional técnico responsável, graduado em capacitado. Nós, farmacêuticos, devemos nos apoiar nisso pars dizer não ao patrão que faz esse tipo de proposta. Eu amo a minha profissão, ralei muito para estudar e me formar para jogá lo no lixo. Seguirem batalhando pela minha valorização pessoal e profissional. E isso não é uma questão de dinheiro, nem de piso salarial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendo o seu pensamento.

      Mas se vc pegar uma pai (ou mãe) de família que é farmacêutico e está desempregado faz 6 meses e lhe oferecer um salário abaixo do piso vc acha que ele não aceitaria?

      Se vc pegar um recém-formado e que não consegue emprego e lhe oferecer um salário abaixo do piso porque ele está começando, vc acha que ele não vai aceitar? ----> ops, este caso é real, eu aceitei!

      Mas o que quero dizer é que tudo depende da necessidade. Entre passar fome ou ganhar menos que o piso, qual vc escolheria?

      É uma situação complicada. E acho que cada um deve fazer a sua parte. Eu aceitei ganhar menos temporariamente. Quando vi que a situação não ia melhorar, pulei fora. Ou seja, prefiro ser outra coisa do que farmacêutico. Se todos fizerem isso, não teria mais farmacêuticos e aí, veriam o quanto ele é importante para a sociedade. Ou não...

      Excluir
  13. Olá colegas farmacêuticos juro pra vocês que essa profissão está a beira do caos, cada dia mais cobrados, fazendo serviços não pertinentes a nós e ganhando uma PORCARIA de remuneração, sem contar que não somos reconhecidos pelos outros profissionais de saúde, até aos Leigos balconistas e tampouco respeitados e requisitados pela sociedade que nos ignoram pedindo informações a um mero leigo balconista, me desculpem o desabafo, isso com apenas 2 anos de formação. Não quero isso mais pra mim, estou estudando pra entrar em Medicina, pulem do barco enquanto é tempo....

    Um abraço a todos

    ResponderExcluir
  14. Agora ja é 2016... Eu me formei em farmacia em 2012. Trabalhei em farmacia magistral e em drogaria. A farmacia magistral pelo menos te garante uma função, mas a drogaria é frustrante. Abandonei a farmacia e fui fazer algo que apesar de ganhar pouco (o mesmo que eu ganhava como farmacêutica) trabalho muito menos, não tem tanta responsabilidade. O chato da farmacia é ganhar pouco, ser desvalorizado, e ainda ter responsabilidade demais. Pra mim não compensou... Tenho colegas de universidade concursados e que se dizem satisfeitos com a profissão. Fico feliz por eles, mas para mim não deu. Não sinto saudade nenhuma dos tempos de farmacêutica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos dois. Tenho o mesmo pensamento e fiz o mesmo, mudei de área.

      Que bom que as coisas se encaixaram pra vc!

      Excluir
  15. É decepcionante mas é pura verdade a desvalorização dos farmacêuticos. Mas entendo que muito desse desprezo que o farmacêutico está passando se deve aos próprios órgãos que deveriam ajudar a categoria. Pois na hora de cobrar as anuidades o conselho de farmácia e o sindicato são ótimos em fazê-lo, agora deixam muito a desejar no dever de elevar a valorização do profissional frente a população bem como aos ambientes nos quais exercem suas atividades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o conselho regional de farmácia que conheço, fica na cidade de sinop-MT. É muito fraco, só cobram anuidade, permitem que hospitais, upa, laboratórios e até farmácia tenham uma rotina normal sem farmacêutico, a profissão é fraca, não tem influencia politica em nada, é vista como despesa por pratões, nunca investimento.. MINHA VIDA VIROU UMA DROGA APOS FORMAR NESSE LIXO DE PROFISSÃO.

      Excluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. O Melhor farmacêutico é a bula do remédio.
    Pelo menos no Brasil, o farmacêutico é um mero dispensador de medicamentos, não tem licença para prescrição de medicamento.
    Ao entrarmos em uma farmácia, com uma receita médica, qualquer um ali dentro pode nos atender e em caso de dúvida é só ler a bula.
    Não precisamos de farmacêuticos, da classe farmacêutica.
    O que faz um "farmacêutico"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho essa ideia da profissão também. se não existir mais farmacêutico, não fara falta a ninguém na sociedade, logo aprovam técnicos para assinar como responsável técnico e tudo acaba, me formei na federal do MT. até hoje me pergunto oque fiz da minha vida ? sou dispensável e tudo que faço, logo sou facilmente substituível, se eu não estiver aqui, a farmácia continua do mesmo jeito... rezo para que as pessoas ao lerem isso tomem outro rumo na vida, pois esse definitivamente é´péssimo.

      Excluir
    2. Eu tenho uma postagem onde falo exatamente isso, segue o link: http://franciskolwisk.blogspot.com.br/2009/11/farmacia-de-proprietario-farmaceutico.html .

      Farmacêutico é muito dispensável. Se ele não estiver na farmácia a farmácia continua normal. Nada pára.

      Excluir
  18. Gostaria de saber qual é melhor entre enfermagem e farmácia?
    Curso o 3 semestre de enfermagem e sempre gostei desses dois cursos, porém optei por enfermagem.
    Sou do Rio de Janeiro !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafael

      Acho que infelizmente não posso te ajudar. Eu não saberia dizer qual dois cursos é melhor. Acho que os dois tem prós e contras. Mas se vc optou por enfermagem, este deve ser o melhor pra vc!

      Outra coisa, eu sou um farmacêutico desiludido. Então, minha opinião não teria nenhum senso de razão. Só emoção negativa pro lado da farmácia.

      Excluir
  19. Meu DEUS, que desastre virou minha vida, era uma pessoa animada, gostava de min mesmo, hoje esse lixo de profissão que cursei, só prejudicou minha saúde psicológica e financeira. DEUS me liberta dessa rotina de sábado, domingo e feriado trabalhando. me de uma oportunidade de recomeço. Amem.. e para todos que cursam saiam fora o quanto antes, NÃO SEJA UM FRACASSO..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei seu comentário. É exatamente isso que sinto.

      Excluir
    2. Calma, muita calma nesta hora.

      Sempre e com todo mundo, acontece de a vida dar uma rasteira. E aí a gente fica meio perdido, sem saber pra onde correr. E é neste momento em que é preciso sentar, pensar no que realmente vc quer para sua vida e depois levantar e tentar realizar o novo plano.

      Se está prejudicando sua saúde, talvez seja melhor mesmo tentar a mudança. Talvez farmácia, não fosse, no fundo da sua alma o que vc realmente queria. Tente ser um SUCESSO em outra coisa.

      Excluir
  20. Há quanto tempo esse texto foi escrito e ainda hoje continua a mesma situação. Como todos aqui, também estou decepcionada e, por isso, deixo aqui meu comentário desabafo. Acabei de me formar em agosto desse ano e ainda nem fui retirar meu diploma. Minha decepção com a profissão começou no último ano de faculdade. Resolvi não abandonar, pois ainda que não seguisse a profissão, poderia continuar meus estudos (pós, mestrado etc) e também porque já não sou mais tão jovem. Mas confesso que entrei num momento muito difícil de depressão por conta desse curso. Estudei muito, procurei fazer tudo na honestidade, saí de meu emprego anterior para poder cumprir as horas de estágio (muitas por sinal), fiz meu próprio TCC (não comprei como muitos da minha turma), enfim... E descobri que nada valeu a pena. Já como estagiária percebi que éramos apenas mão de obra barata, seja manipulação, hospital ou dispensação. Não aprendi nada em estágio algum. Trabalhávamos como estagiárias quase de graça e muito mais que qualquer funcionário, sendo cobradas igualmente ou até mais. Fora quando éramos obrigadas a ouvir piadinhas sem graça do próprio farmaceutico. Também passei por um estágio em que simplesmente fazíamos uma caminhada de cinco horas e quarenta e cinco minutos, separando medicamentos. Alguém aí já fez uma caminhada de cinco horas e quarenta e cinco minutos? Mas minha decepção maior foi quando terminei a faculdade e vi o que muitos aqui disseram: o salário e a cobrança/ responsabilidade. Simplesmente descobri que vou ganhar menos de farmaceutica do que ganhava em meu antigo emprego, onde possuía apenas o ensino médio, e trabalhar muito mais (sábados, domingos e feriados). Entrei em depressão! Com muito custo tenho conseguido sair dela, mas não está sendo fácil. Agora percebo que 90% da minha turma de faculdade era feita de balconistas de farmácia (nada contra) que queriam somente o diploma pra ganhar uns trocados a mais, isto é, para eles o salário de farmaceutico ainda vale a pena, mesmo porque o trabalho deles continuará sendo o mesmo, isto é, trocar receita por caixinhas e, de vez em quando indicar algum medicamento. Por isso é que a profissão não vale a pena. Desistam enquanto há tempo! Quero trabalhar para viver e não viver para trabalhar e ainda ganhando merreca. Mas uma solução para quem ainda ama a profissão é dar aula em universidades. Ou prestar concursos nesta e em outras áreas. No mais, concordo com todos aqui

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lane!

      Obrigado por deixar seu comentário aqui no blog.

      Fiquei curioso em relação ao seu estágio onde vc teve que andar por 5 h e 45 min. Como foi isso? Vc poderia falar mais detalhadamente?

      Um dica minha, se vc se desiludiu mesmo da farmácia, poderia tentar voltar para o seu emprego anterior, já que ele te pagava mais. Seria possível?

      Espero que vc consiga sair da depressão de forma definitiva. Te entendo bastante porque tb sofro com isto.

      Excluir
    2. Muito obrigada pelo retorno Eduardo, amei seu blog e me identifiquei muito. O local onde ocorre essa coisa desumana é no HC da FMUSP. A gente parava 15 min para ir ao banheiro e comer algo (como em todos os estágios) e após isso continuávamos nossa caminhada de pegar receitas e separar medicamentos onde andávamos sem parar dentro de um galpão. Infelizmente não tenho como voltar ao meu antigo emprego, agradeço muito pela sugestão. Estou melhor da depressão, pretendo trabalhar em outra área mesmo é continuar os estudos. Busquei hoje meu histórico escolar (ufa!). A gente ficar desanimada não dá né, o jeito é levantar a cabeça e seguir em frente. E é isso que decidi fazer, afinal, a vida continua e não espera ninguém. Abço.

      Excluir
  21. A profissão está com dias contados. Fiz UNESP araraquara e no ano que entrei deu 36c/v, hoje dá menos que 10, ninguém mais quer. Estudar 5 anos período integral pra ganhar ninharia e ser considerado abaixo de enfermeiro e dentista é dureza. Estou fazendo direito, sei que é carreira difícil, mas sair de farmácia virou questão de honra. Tenho vergonha de dizer que sou farmacêutico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se está ruim assim pra vc, que estudou na conceituada UNESP, imagina pra mim que estudei em faculdade particular meia boca!

      Valeu pelo seu comentário!

      Excluir
    2. Eu abandonei a profissão também. Me formei em 2005, em farmácia e bioquímica,, pela UEPG, no PR. Devido ao baixo salário e ao excesso de trabalho e preocupações, tive depressão e, em 2010, câncer. Hoje estou bem, graças a Deus, e vou iniciar outra faculdade. Quanto a dar aulas, como li em alguns posts acima, os professores orientadores não escolhem os melhores alunos, mas os seus "puxa-sacos" durante a graduação. Fujam dessa roubada, deixem que a profissão acabe, pois não fará falta à sociedade mesmo.

      Excluir
    3. Oi, Anônimo

      Fico feliz que esteja bem. Eu ainda tenho um pouco de depressão, penso que é uma doença que não tem cura. Então, vou ter de conviver com ela a vida inteira. Espero que seja diferente com vc.

      Os "puxa-sacos" se dão bem, não só na faculdade, mas no trabalho e na vida, de uma forma geral. Porém, na minha opinião, puxa-sacos são pessoas falsas nas quais não se pode confiar. Além de puxar sacos, acho que também puxam tapetes.

      Nunca vou conseguir nada se eu tiver que puxar saco ou ficar lambendo as bolas de alguém. Seria assinar meu atestado de incompetência.

      Excluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Pessoal boa tarde.
      Estou fazendo um curso superior da área da sistema de informação
      Tendo em vista que notei que nao gosto da área, e estou pensando em abandonar o curso e fazer farmácia ,gostaria de pedir aos senhores algumas sugestões como é o mercado e se vale a pena investir? Quanto um profissional hj recém formado ganha? Esta saturado ?
      E quais serias as vantagens e desvantagens caso eu me tornar farmaceutico?
      Obrigado ,ficaria feliz que se vcs me respondessem, tenho 25 anos.

      Excluir
    3. Olá Diego.

      A pergunta que vc faz é um pouco difícil de responder porque é uma assunto muito pessoal. Se compensa investir na área vai depender do que vc quer como profissão, de qual sempre foi o seu sonho, se vc tem dinheiro pra montar uma farmácia própria. Aconselho que dê uma lida nos comentários acima e busque também outros lugares para pegar conselhos. Vc poderia ir até uma farmácia perto da sua casa e trocar umas ideias com o farmacêutico.

      O piso salarial de um farmacêutico no estado de São Paulo é 2.945,00. Mas poucas farmácias pagam isso, o que é contra a lei. O valor do piso depende do estado em que vai trabalhar, então, se vc não morar no estado de SP, procura no google o piso do seu estado.

      Na minha cidade está saturado de farmacêuticos porque aqui tem uma faculdade que oferece o curso. Então, lugares assim ficam saturados facilmente.

      Vantagem: se vc gostar da área vai trabalhar feliz
      Desvantagem: trabalhar finais de semana, não receber o piso e não ser valorizado na área de saúde (farmácia é mais comércio mesmo).

      Espero que tenha ajudado.

      Excluir
    4. Os dois cursos são desapontantes. Porém, na área da tecnologia, nota-se bastantes benefícios com o desenvolvimento de aplicativos. Caso consiga seguir nessa área, acredito que serja algo bom para apostar. Assim, como desenvolvimento de jogos e correlatos. Cara, na área da farmácia, á muito "foda"! Tu vai ser um mero balconista de curso superior, vai vender remédios, ajudar alguém escolher um sabonete, discutir o por não tem o medicamento na tu farmácia, ouvi a frase " Tem desconto", fazer serviço de caixa, e etc. Hoje, não vale mais a pena. Antes é bom, isso aos 15 anos.

      Excluir
  23. Anuidade do CRF 2017...mais de 520 reais. Salve-se quem puder!

    ResponderExcluir
  24. Ser farmacêutico já era. Além de ganhar mal temos o desconforto de um conselho que só fiscaliza os cadastrados e lugares legalizados. Deveria fiscalizar lugares ilegais, prefeituras sem farmacêuticos, hospitais sem farmacêuticos. Os únicos por enquanto que ainda ganhar com as ciências farmacêuticas são os professores universitários. Mas já tenho mestrado e não serve de porcaria nenhuma, a concorrência é enorme. Hoje tenho dois empregos... Sou mototaxista e vigilante, não me arrependo. Não pago mais CRF que é um valor absurdo, para um grupo seleto ganhar as minhas custas . Tenho amigos que são taxistas, motoristas, comerciantes. Todos abandonaram essa profissão porcaria. Estudei tanto só para perder tempo. Já foi estatus ser um doutor farmaceutico. Hoje ganho muito mais e o melhor a responsabilidade é bem menor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo. O CRF deveria fiscalizar severamente todas as farmácias públicas (hospital, posto de saúde, etc). O governo deveria dar exemplo e cumprir a lei: toda farmácia deve ter um farmacêutico. Mas acho que o CRF não é tão forte assim. Se fosse, já tinham tomado alguma providência.

      Quanto ao tempo que vc estudou, não acho que foi tempo perdido. Uma hora ou outra vc acaba usando o conhecimento adquirido, o que vc estudou. Mas acho que fazemos isso sem perceber.

      Excluir
  25. Olá. Vim fazer uma pesquisa pra ver se alguém mais está como eu, sofrendo por uma profissão desvalorizada e cheia de problemas. Vejo que não é só comigo, muitas pessoas passam pela mesma situação. Acabei de entrar na quinta farmácia e mais uma vez frustração! Farmácias parecem que só mudam de endereço mesmo... hoje fui chamada a atenção por causa de empurroterapia que não quis fazer por perceber que o paciente precisa ir ao médico... eh humilhante! ����
    Não sei o que fazer. O pior eh que dono eh alguém que conheço há anos e me sinto sem coragem de falar pra ele que não concordo com as coisas erradas q acontecem lá.
    Ainda não troquei de ramo pq não tenho ideia do que fazer e nem dinheiro pra abrir algo.
    Estou desesperada, com crise de enxaqueca, sem vontade nenhuma de ir trabalhar.
    QUEM ESTÁ PENSANDO EM FAZER FARMÁCIA: POR FAVOR, NÃO FAÇA!!! NÃO ACABE COM SUA VIDA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônima!
      Espero que vc já esteja melhor da crise de enxaqueca e que passe longe de uma crise de depressão (a sua falta de vontade trabalhar me fez pensar nisso).

      Como pode ver, não é só vc que está nesta situação. Muitas outras pessoas estão no mesmo barco.

      O meu conselho é que vc pense um pouco no que vc realmente quer da vida. Se está feliz ou não. Se estiver e foi só uma crise de tristeza, então continue a vida normalmente. Mas se no fundo vc não estiver feliz, comece a pensar em fazer outra coisa da vida. Talvez com menos responsabilidade e mesma remuneração.

      Excluir
    2. Olá, esqueci de deixar meu nome, rsrs... Suelen.
      Muito obrigada pelas dicas, Eduardo.
      Ainda estou na mesma farmácia, comprei um novo apartamento e preciso pagá-lo, mobiliá-lo, etc. Não dá pra sair desse emprego agora, mas assim que puder vou abandonar. Cada dia que passa me decepciono mais...
      Realmente, se não fosse Deus em minha vida já teria tido depressão mesmo!
      Todos os dias passo por uma humilhação diferente. Tenho que ver tantas coisas erradas e ficar quieta. Tanta responsabilidade pra nada.
      Não vejo a hora de sair!
      E vc, como está?
      Abraços.

      Excluir
    3. Oi Suelen, ora, ora, quem é viva sempre volta a este blog!! :P

      Que chique: apartamento novo! Parabéns pela conquista! Quando ele estiver totalmente mobiliado, faz uma festa e convida a gente aqui dos comentários desta postagem!!!

      Acho que este negócio de passar todos os dias por humilhações acontece em todas as profissões (ou pelo menos na maioria). Quase sempre vamos ter que engolir sapos pra não perder o jogo de cintura. Hoje, isso tb acontece comigo.

      Em relação às coisas erradas que vemos acontecer: vc faz certo em ficar quieta. Se a gente fala alguma coisa, a corda arrebenta para o nosso lado. Espero sinceramente que isto algum dia mude, mas o Brasil funciona assim: todo mundo fazendo uma coisa errada daqui e outra de lá, todos nós sabemos das coisas erradas que acontecem e ninguém faz nada para mudar. Os grandes não fazem nada porque lhes convém financeiramente e os pequenos não fazem porque serão os primeiros a pagar o pato.

      Enquanto virmos acontecer coisas erradas, não falarmos nada e nos remoermos por dentro, está tudo bem. A partir do momento que virmos coisas erradas acontecerem, não falarmos nada e tb não darmos a mínima para este fato, aí sim, podemos jogar a toalha na mesa e desistir.

      Já eu, estou bem. Tirando a dor nas costas que agora me persegue e a gordura da minha barriga devido às benditas porcarias comestíveis, a vida até que não está tão ruim.

      Volte sempre, Suelen!

      Excluir
    4. Olá! É verdade, sempre volto aqui pra ler os comentários, isso faz com que eu não me sinta sozinha nesse barco quase afundado chamado profissão farmacêutica.
      Obrigada pelos votos. Gostaria mesmo de convidar todos pra comemorar, garanto que teríamos muito assunto pra conversar, muitos desabafos pra compartilhar, rsrs.
      Concordo com o que vc disse sobre ficarmos calados ou pagarmos o pato, realmente e infelizmente funciona assim!

      Hahaha, porcarias comestíveis são viciantes né.
      Daqui a pouco vc enjoa e melhora o cardápio.

      Espero voltar aqui com notícias melhores da próxima vez, rsrs.
      Abraços, fique com Deus.

      Excluir
    5. Estava pensando seriamente em fazer o curso. Agora, não sei mais, acho que não vou fazer

      Excluir
  26. Parabéns Eduardo pelo blog e o quão é interessante este fórum e seus debates...o texto , base para esses comentários é de 2011, estamos em 2017 e pelo visto nada mudou, por sinal piorou...A desvalorização da profissão é atemporal e evolui de modo preocupante e não menos impressionantes...Quando pensei em fazer farmácia tinha aquela " tola " , "romântica" de trabalhar pelo benefício da saúde das pessoas e mal saindo da faculdade a decepção começou a se evidenciar...salário pífio, aviltamento de função , desprezo pela informação ...uma abismo literalmente , me recordo quando há 15 anos atrás ingressei na faculdade , na universidade pública a média era de 15 por vaga , no vestibular mais recente de janeiro de 2017 a densidade baixou para " 3,30 " por vaga...isto mesmo " 3,30"...ou seja ...haverá um momento que ninguém mais vai querer cursar farmácia...pois não compensa em função da injusta tríade...valorização..conhecimento ...responsabilidade...
    O farmacêutico atualmente é o "mal necessário" para os proprietários de farmácias sejam elas de redes ou particulares ...e só contratam em função da obrigatoriedade da lei de 1973( que por sua vez passou obsoleta ao longo dos anos) , pois as pessoas tanto as que contratam como os usuários do " saber farmacêutico" não dão importância para o mesmo...
    A profissão está com os dias contados...já estou me organizando para ter outra formação, que tenha o mínimo de valorização, pois como uma pessoas que aqui também comentou " a gente vive trabalhar e não trabalha para viver"...e isso é muito desgastante , decepcionante e desalentador....quem puder saia fora ...e quem ainda não entrou, busque outra formação...isto fará toda diferença na vida destas pessoas.....forte abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo seu fantástico comentário. Acrescentou muito, pode ter certeza.

      Excluir
  27. Oi p todos.
    Se serve de algum consolo informo que sou advogado há 20 anos e cansado da profissão (quem é advogado que encosta o umbigo no balcão e que conhece a história da Justiça neste país sabe do que falo) resolvi estudar farmácia. Pois bem, uma vez lá dentro percebi que era outra furada. Nem os professores levavam a sério o curso. Um deles me disse: vc, advogado, estudando farmácia? Larga disso, rapaz!
    Depois de perceber que era outro curso sem futuro caí aqui, neste blog, e percebi, pelos depoimentos, que não estou sozinho. Se for para me ferrar que seja no inferno do direito mesmo. Larguei o curso de farmácia, joguei meus livros fora, e agora sou feliz. Melhor abrir um boteco e deixar a vida me levar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa! Sou advogada a menos tempo, 3 anos só estou completamente frustrada. Tenho uma parente que é farmacêutica e ingresseu com uma ação trabalhista para ela e na minha opinião ela tem ótimos salários em 2 farmácias e agora ainda conseguiu fazer plantão em um hospital. Vejo ela crescendo bastante e super feliz. Até perguntei hoje se valia a pena e ela me disse com todas as letras que simmmmm . Diferente de mim q como advogada caso perguntem digo para correr sem olhar para trás!

      Excluir
    2. Olá Anônima advogada

      Acho que todas as profissões são difíceis, então, espero que vc consiga se realizar na sua futuramente.

      Agora, esta sua parente que trabalha em 2 lugares e conseguiu agora fazer plantão em hospital está meio estranho. Sei lá, acho humanamente impossível ela trabalhar tudo isto.

      Então, ou ela assina para vários lugares e não trabalha de verdade em nenhum. Ou ela não tem vida e nem dorme, só trabalha.

      Excluir
  28. Pulei fora do curso de farmácia no 1° ano. Logo vi que era furada. Nem os professores acreditam na profissão, diziam isso abertamente em sala de aula.
    Viver neste país não é fácil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc foi esperto e corajoso. Parabéns! Eu na verdade não queria nem fazer o curso. Fui porque era a opção que eu tinha no momento.

      Excluir
    2. Mas devo admitir, achei que ia valer a pena. Não tive esta visão que vc teve no 1º ano antes de sair da faculdade.

      Excluir
  29. Sou farmacêutico há 6 anos. Ah se pudesse voltar no tempo. Após sentir o gosto amargo do desemprego e da desvalorização no mercado de trabalho, resolvi estudar pra concursos públicos na área administrativa. Passei em um concurso de nível médio, de salário R$ 4.700,00, em 5º Lugar. Sou o próximo da fila (cadastro reserva) e estou na angústia da espera. Não aguento mais este fardo que é ser farmacêutico!!! Estou depositando minhas últimas esperanças nesse concurso.

    (Desculpa pelo desabafo).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que vc seja chamado neste concurso. Obrigado pelo desabafo!

      Excluir
  30. Se vocês acham que a profissão está desvalorizada é porque vocês ainda não trabalharam em farmácia de prefeitura de cidade do interior da Paraíba. Aqui vocês iriam passar fome. É uma humilhação que dá muito desgosto!

    ResponderExcluir
  31. Porém se fosse me ater somente a isso não teria como viver. Ao invés de ficar me lamentando corri atrás dos meus objetivos. Fiz 2 pós-graduações, montei meu laboratório e passei em 5 concursos públicos. Enfim, quero dizer que amo a profissão e, apesar do meu desabafo legítimo acima, ainda enxergo sim esperança quando vejo bons profissionais colegas meus que acreditam no que fazem e o fazem com responsabilidade. Se alguém estiver insatisfeito, ao invés de viver reclamando, tome uma atitude! A área de farmácia não se resume somente a drogarias, existem muitos outros ramos de atuação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal que as coisas estejam dando certo pra vc, Rafinha. E concordo que os insatisfeitos devem procurar fazer outra coisa, talvez a farmácia não seja aquilo que eles querem de verdade como profissão. Foi o que eu fiz. Aconselho a todos a fazerem também.

      Excluir
  32. Pensando em fazer o curso de farmácia, será minha segunda graduação, mas fico bastante preocupada com os comentários aqui, eu estava na dúvida entre fisioterapia e farmácia, sou graduada em ADM e hj trabalho na área comercial, confesso que não tenho muito interesse mais pela área e estou buscando uma segunda opção de vida. Alguém pode me dar dicas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Não faça isso, você vai se arrepender amarguradamente. Serão cinco anos de ilusão e falsos argumentos, depois vem o derrame de lágrimas. Procure outro curso que não seja na área da saúde (exceção: Medicina). Biotecnologia seria uma boa, faça um curso que poucos querem e não esteja na moda e de difícil acesso, mas que seja promissor.

      Excluir
    3. Acho que se vc gostar muito mesmo da área de farmácia, se este for o seu sonho, vc tem que fazer mesmo. Mas se for pra ganhar dinheiro ou se sentir valorizada, pula fora. Olha só como é a vida, eu já pensei em fazer faculdade de ADM, achei que eu teria bem mais chances de sucesso na vida.

      Ah... se vc tiver dinheiro pra montar sua farmácia aí fica bom, vc vai ser a farmacêutica e a administradora. Aí sim, vai ganhar rios de dinehiro! :)

      Excluir
  33. Fisioterapia! Você terá chances de crescer pelo menos

    ResponderExcluir
  34. Não acho que a fisioterapia seja uma boa profissão , olha a minha irmã é formada faz 10 anos .. E não adquiriu muito , ela ganha por hora cerca de 50 reais .. Se eu não me engano , por acaso se esse valor for errado eu volto aqui e corrijo , o problema é que você perde a sua saúde para os outros , ou seja faz muita força .. Pois fisioterapia você acaba com sua coluna em 5 anos de profissão ..Além do mais , tem gente trabalhando por 40 reais a hora as vezes até menos .. Ou seja você terá que ter uma lista ENORME de pacientes para valer a pena .. terá que trabalhar feito um cavalo MAIS QUE FARMACÊUTICO ..As vezes até nos Domingos e Feriados ..A sorte dela é que abriu uma loja de artigos ortopédicos , a loja não vende tudo isso é pequena .. O que dá lucro para minha irmã é atender pacientes a domicílio .. De resto somente agora depois de 10 anos consigo dizer que minha irmã está MAIS OU MENOS bem ..
    Quanto a farmácia como eu moro com meus pais ainda ... Todo dinheiro que ganho vai para o bolso , então ainda está valendo a pena , e sim a rede aonde eu trabalho é uma das melhores com chance de virar gerente e ganhar mais !
    Se eu não virar gerente em alguns meses 8 meses .. é lógico que vou trabalhar em outra rede ..
    Não sei... como disse, para mim ainda vale a pena por eu estar colocando todo dinheiro no bolso .. Mais ser farmacêutico não é a profissão que eu quero para o resto da minha vida .. Acho que devemos sempre erguer a cabeça e pensar em algo melhor .. também não tenho vontade de fazer uma nova faculdade .. Hoje em dia a maioria das coisas que acontecem na sala de aula não tem nada a ver com o dia a dia do trabalho me parece que nenhuma universidade te prepara para o mercado de trabalho .. No mais professores só ficam no mundo da fantasia , incentivando otários a darem dinheiro para mestrado e doutorado .. E depois ??????
    Para complementar a história , tem muita gente que se formou em fisioterapia com minha irmã e largou a profissão .. Tem uma que até colocou uma pizzaria !! E não quer mais nem saber de Fisioterapia..
    Eu acho que a única profissão que dá lucro na área da saúde é medicina ... E olha que vai ter que trabalhar feito um condenado também ..( existem médicos ganhando pouco também)
    Mas eu não tiro medicina nem de graça .. Área da saúde está sucateada mesmo ! Colocar uma empresa hoje em dia virou um mártir.. Impostos em cima de impostos .. Realmente galera eu não sei ..
    O conselho que dou é para os demais passarem de olhos fechados na área da saúde ... Esse ditado de ajudar os outros ... MAS NINGUÉM TE AJUDA !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo seu comentário, Gremio Gremista! Ajudou bastante no debate.

      Excluir
  35. O que eu posso dizer é que hospitais em geral as vezes ou quase sempre sofrem SUPER LOTAÇÃO ... Profissionais da saúde com horários desgastantes.. Enfim .. Só falarem com enfermeiros para verem o caos que é ..

    MELHOR COM DIPLOMA DO QUE SEM ....

    ResponderExcluir
  36. as vezes entro aqui para ler as noticias do Brasil e fora, sei que mudaram as estações e nada mudou!!! A PROFISSÃO DE FARMÁCIA É A MUITO TEMPO UMA DESGRAÇA.. não consigo ver melhorias, não vejo mobilização, não vejo utilidade (pelo menos no Brasil). É e continuara sendo um LIXO de profissão, leiam isso e não entrem nessa burrice sem limites, torço para vc amigo leitor, NÃO SEJA UM FRACASSO..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vamos dizer lixo, mas concordo com vc que farmacêutico no Brasil não tem muita utilidade. O que ele faz em drogaria, qualquer um pode fazer tranquilo.

      Excluir
  37. Eduardo, o seu desabafo e todos os comentários direcionam a atividade do farmacêutico para farmácias e drogarias, mas outra área de atividade opcional seria a industrial, afinal muitas grades acadêmicas contemplam essa área que abrange pesquisa e produção de medicamentos, cosméticos, alimentos, produtos médicos e saneantes domissanitários. Não sou farmacêutico, mas trabalhei e convivi com esses profissionais por um bom tempo na área industiral, e sinceramente não vi todo esse desânimo, aliás muito pelo contrário. Todos reconheciam que na farmácia comercial ou hospitalar o farmacêutico jamais teria uma remuneração condizente com o grau de instrução, e os conselhos da categoria não tem meios de impor ação legal nisso. Um colega farmacêutico comentou comigo certa vez que na Europa a condição para abrir uma farmácia, além do capital é a formação acadêmica em farmácia, mas nunca confirmei isso. Eu acho difícil mesmo uma farmácia ou drogaria comum ter receita suficiente pra bancar o valor de um bom profissional graduado, mas as grandes redes mesmo tendo cacife pra valorizar mais, acabam se aproveitando disso, é claro, e oferecem também parca remuneração. Vejo como correspondente ao ganho merecido somente a área industrial e setores agregados na prestação de serviços. Creio que seria uma opção existente o investimento pessoal nesse setor. Espero ter colaborado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria, prezado amigo, se o Brasil desenvolvesse pesquisas de ponta na área farmacêutica, o que não ocorre. Aliás, não se desenvolve nada por aqui, tecnologia, digo, e essa é uma das causas de nosso subdesenvolvimento. Não sei onde trabalhou, mas nas indústrias farmacêuticas que conheço, no Brasil, quase td vem de fora, e o que é feito aqui é carne de vaca não necessitando de grandes conhecimentos. O que o farmacêutico faz, nesses lugares, é assinar as competentes guias, apenas para legalizar a venda de um medicamento que já vem pronto de fora. Alguns, até a embalagem é feita no exterior... Vergonha... Isso para não falar na penicilina benzatina... Cadê os laboratórios estatais? Bostil é foda...

      Excluir
    2. De fato, o Brasil não tem indústrias que produzem tecnologia porque ninguém quer empreender. Quem tem dinheiro prefere não arriscar e investir em títulos públicos; já quem é pobre ou classe média, estuda, estuda e estuda para decorar e torcer para passar em um concurso público.
      Muito triste nossa realidade e não vejo mudança nesse comportamento nefasto para a sociedade. Abraços.

      Excluir
    3. Olá Anônimo 1

      Vc colaborou bastante sim para esta discussão! Eu pessoalmente, nunca consegui trabalhar numa indústria. Na minha cidade, apesar de pequena, tem uma ou outra indústria (farmacêutica tem 1 só, se não me engano), mas acho que nunca fui bom o suficiente para elas.

      Por outro lado, se pensarmos bem, a maioria reclama de farmácias e drogarias porque é onde há maiores números de vagas de emprego. Quantas farmácias existem para cada indústria farmacêutica? Sem falar que outro tipo de indústria podem contratar outros profissionais (por exemplo, químicos) para a produção de seus produtos.

      Obrigado mesmo pelo seu comentário. Volte sempre!

      Excluir
    4. Olá Anônimo 2

      Concordo com vc. No Brasil não há produção de tecnologia que nos coloque ao lado de países desenvolvidos. Não somos desenvolvidos. Ainda somos um país, que exporta matéria prima barata e importa produtos prontos e caríssimos.

      Também não há motivos para esperar outra coisa: se educação básica é péssima, como vamos desenvolver tecnologia avançada?

      Excluir
  38. Olá Eduardo, sou recém formada e estou super desmotivada com a área. Estou pensando em mudar de ramo. Só por curiosidade, você migrou para qual área?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fátima

      Eu prestei concursos públicos e a minha área agora é administrativa, coisa bem básicas mesmo: tiro xérox, faço ofícios, guardo processos, enfim, coisas que qualquer um pode fazer.

      Cheguei a trabalhar como farmacêutico (tb concursado) num município vizinho ao meu. Mas depois me chamaram para o lugar onde estou e o salário era só um pouco menor, então, como viajava todo dia e cansava (e gastava gasolina) bastante, decidi ficar no trabalho que era na minha cidade mesmo. Aqui tinha outros benefícios além do salário. Colocando na ponta do lápis, deixei de gastar para ganhar mais, porém, tive que largar de novo a área da farmácia. Sinceramente, eu já não fazia mais questão dela.

      Excluir
  39. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Eu sou recém formada. Ontem (26.07.2017) fui fazer uma entrevista pela manhã num rede de drogarias aqui na minha cidade. Depois fui ficar na loja deles a tarde. A gerente me testou várias vezes e me empurrou para vender vitaminas e outros produtos da loja, disse que eu tinha que vender.... Eu não vendi. Ajudei na dispensação de alguns produtos, mas venda eu não fiz. Eu estou extremamente frustada com a área. Não quero ser uma mera vendedora e não quero promover empurroterapia. O curso de farmácia é lindo, mas o mercado é prostituído. Estou em panico, frustada e me sinto mal por ter perdido tanto tempo e dinheiro numa área que eu simplesmente não consigo atuar. Não quero isso pra mim, eu não consigo. To me sentindo muito perdida.

      Fátima Monteiro

      Excluir
    3. Oi Fátima, eu te entendo.

      Vc já pensou em fazer concurso público pra sua área mesmo? Tipo, lá vc não seria obrigada a vender e faria a dispensação numa boa. Tente ver um concurso que pague mais ou menos o que vc receberia numa farmácia particular.

      Excluir
  40. Um dos cursos(graduação) mais difíceis de todos os cursos o que dizem as pesquisas e também tenho comprovação empirica , porém ainda falta valorização no BRASIL(país de "médicos" , advogados/ladrões de processos e Engenheiros/Trabalham com gestão e caneta) , visto que lá fora o farmacêutico além de respeito profissional tem salários que chegam ficar no Top 5 entre salários mais altos . Tudo é uma questão de tempo .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Filipe!

      Na minha opinião, o farmacêutico só vai ser valorizado quando o dono tiver que, exclusivamente, ser farmacêutico.

      Quando for assim, deixa de ser só um comércio e vira um estabelecimento de saúde. Ontem mesmo, fui numa drogaria comprar Lisador, e o cara me ofereceu o genérico pq era mais barato. Só que não era um medicamento genérico e sim um similar. Aí, ele me mostrou o medicamento e falou o preço e eu olhei pra ele e falei: tá, mas e o genérico? Aí, ele desconversou e disse que era a mesma fórmula e bla bla bla... Ou seja, ele ia me vender um similar como genérico, ele estava me enganando.

      Teve outra vez que eu fui nesta mesma farmácia e perguntei o preço do diclofenaco (ou nimesulida, não lembro). Aí ele respondeu: "5 caixas por 10 reais", como se fosse uma promoção. Eu perguntei "E uma caixinha só quanto é?. Ele respondeu: "2 reais". Ou seja, levando 1 caixa ou 5, o preço era o mesmo. Ele só queria me empurrar mais caixinhas.

      Então, enquanto este tipo de coisa existir, vamos mesmo continuar desvalorizados.

      Excluir
  41. Olá Eduardo, tenho visto seu post que fora publicado há anos, e realmente me preocupei, eu terminei o ensino médio em 2015, e desde aquela época estive interessado em cursar farmácia pelo extenso campo de atuação que esta área oferece, no início deste ano, iniciei o curso em uma faculdade privada, mas por motivos financeiros tive que trancar no fim do 1º semestre com o intuito de voltar agora em 2018 para o mesmo curso, porém, eu tenho gostado bastante do curso e não me imagino trabalhando em outra área, mas com os relatos postados aqui tenho sérias dúvidas, como funciona o pagamento da anuidade ao CRF?, só pode exercer a profissão se pagar ao órgão?.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dalvan! Obrigado pela sua visita e pelo comentário.

      Acho que se ser farmacêutico é o seu sonho e você não se vê fazendo outra coisa, então, faça faculdade de farmácia. Se é o que vc realmente quer, não se deixe levar somente pelas opiniões aqui do meu blog. Tem muita gente feliz trabalhando como farmacêutico. Outra coisa importante que vc deve saber é que não está fácil pra ninguém, em todas as profissões que vc escolher, um dia vc vai acordar e sentir que poderia ser mais valorizado. Uma ideia que eu posso sugerir a vc é: vá em drogarias e farmácias de manipulação, converse com o farmacêutico(a) e diga que vc pretende fazer o curso, se ele aconselha, quais as coisas ruins e quais as boas. Vá em farmácia de manipulação e peça se vc pode ver um pouco do processo de como se faz um medicamento, é uma área que dá mais prazer do que drogaria na minha opinião.

      Quanto ao CRF, vc é obrigado a pagar. Se não pagar, não pode exercer a farmácia. É o CRF que vai te dar a carteirinha de farmacêutico e que fiscaliza as farmácias para ver se elas tem realmente o farmacêutico. Eu até gostava das ações que o CRF fazia aqui no estado de SP. O CRF vc pode pagar em uma parcela com desconto ou dá pra dividir em umas 3 ou 4 parcelas, não me lembro bem.

      Enfim, se é o seu sonho, vai em frente, não tenha dúvidas, pois em qualquer profissão que vc escolher, nem tudo será só mar de rosas. E, sem dúvida alguma, será muito mais fácil enfrentar os problemas da profissão se vc amar o que faz.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Cara muito obrigado por responder, outa coisa que eu gostaria de saber é se o salário recebido fora do piso é somente nas drogarias, pois eu penso em seguir na área da indústria ou em hospitais, obrigado e um abraço.

      Excluir
  42. Bom dia a todos. Me formo daqui a 1 mês e vi que todos que trabalham em drogarias/farmácias estão bastante frustrados com a profissão. Tenho 2 perguntas pra fazer. 1 - Qual seria, na opinião de voces, o salário ideal para um farmacêutico que trabalhasse , sei lá, 40 h / semana numa farmácia/drogaria ? 2 - Vocês não acham que quase 100% de todas as profissões que vão trabalhar para o setor publico pagam mal ? Experimenta fazer medicina e prestar concurso numa prefeitura de interior. Vc pagou R$ 6.000,00 ou R$ 8.000,00 p mês (aqui tem faculdade que cobra isso), dai você vai prestar concurso de prefeitura e os caras querem te pagar R$ 10.000,00. O salário é alto ? É. Mas olha a mensalidade do curso, né não ? Engenharia é outra que está falida aqui no Brasil. Direito tem advogado virando taxista e já passa de 1 milhão de advogados no Brasil. Dentistas, pelo amor de Deus, foi-se o tempo que dava dinheiro também. Na minha opinião a unica profissão que paga bem é a de medicina e é se você for trabalhar no privado ou por conta própria. Pra mim um salário de R$ 3.500,00 tá otimo tendo em vista que o país esta falido e da pra tirar isso aqui no meu estado. A pessoa que faz faculdade hoje em dia achando que vai ganhar R$ 10.000,00 p/mês sem ser medicina está muito enganado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, talvez as reclamações giram em volta da remuneração, pois durante a faculdade o acadêmico é bombardeado de falsos argumentos e ilusões. Além disso, com a quantidade crescente de profissionais, o farmacêutico perde ainda mais seu valor dentro da farmácia. Na minha opinião, a indignação de grande maioria está relacionada ao abuso que predomina sobre a profissão, o desvio de função, o abuso da jornada de trabalho r outros. Talvez, a aceitabilidade seria bem maior se a profissão fosse exercida como realmente é para ser, não sermos tratados como balconistas e/ou outros(sem onfensas para com esses cargos). Mas, percebe-se que a obrigatoriedade do farmacêtico é geradora de um sentimento de rebeldia por parte do patronal,ou seja, é vista como um "calo no pé deles". Para isso, somos obrigados a realizar funções que não cabem a nós, e isso, cria em nós um setimento de inutibilidade. Tavez, ganhar muito não seja o criador de tanto descontentamento. Detalhe, a maioria dos que reclamam estão alocados em prefeituras, hospitais públicos, farmácias individuais e grandes redes, nenhum desses valorizam o trabalho e a importância desse profissional.

      Excluir
    2. A questão não é o salário, pois esse só concede alegria no final do mês. A questão gira em torno do reconhecimento, da maneira que somos visto. Só trabalhamos em farmácias devido a legislação,caso contrário, qual dono de farmácia contrataria o farmacêutico? Sem contar que somos colocados para ser balconistas, e mais, ter aguentar deaaforo de cliente por um problema insignificante. Ou você fwz cinco anos de faculdade para vim um cidadão e duvidar de suas palavras? Questioná-lo e aburrecê-lo, sendo que a razão é sua? Pedi uma informação e lhe tratar como palhaço?
      Melhorar o salário não muda a situação, pois o problema não são só os ganhos.

      Excluir
  43. Há alguns anos já havia lido este post em um momento de extrema frustração. Depois de 9 anos de formada e todas as decepções possíveis, decidi mudar minha vida. Conheci o curso Alfacon, decidi que queria ingressar nas carreiras policiais, peguei meu seguro desemprego e comecei a estudar. E me apaixonei!! Estudei por 2 anos, um período sem trabalhar, e outro período trabalhando, muita luta, dedicação e uma vontade enorme de mudar. E a recompensa veio. Ontem mesmo levei meus documentos para a posse no cargo de Agente Penitenciário da SUSEPE RS. Vou sair ganhando 5000, trabalhando 24x72, com excelente plano de carreira e em uma carreira de respeito, prestes a se transformar em Polícia Penal, constitucionalmente. Estou extremamente feliz, digo para todo mundo que eu puder, jamais cursem farmácia, saiam enquanto é tempo. E aos que estão perdidos, invistam em um novo sonho, pois por mais difícil que pareça, quando você deseja muito uma coisa e põe toda sua força naquilo, a recompensa vem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns, Vanessa!

      Fiquei feliz em conhecer a sua história. Penso como você. Se a situação não está boa para gente, podemos reclamar, mas também podemos fazer mudanças na nossa vida. É difícil, não é fácil não, mas é possível seguir outro caminho.

      Excluir
  44. Aceitei uma proposta de salário de 2000 mais comissão ,estava no seguro desemprego e na minha cidade nem de frentista estava conseguindo emprego ,a carga horária é das 15 a 24h com uma folga semanal e um sabado ou domingo uma vez por mês ,sem hora extra em feriados ,não sei quanto tempo vou aguentar ,mas preciso pagar minhas contas ,me sinto fracassado ,no emprego anterior de farmacêutico entrei em depressão suicida e fui afastado 15 dias ,não sei mais oque fazer da vida ,tudo que vejo é lixo ,até concurso da policia civil tava estudando mas pensei melhor tbm ,levar tiro pra ganhar 5 mil ,aff ,não sei mais oque fazer ,vou tentar segurar a barra nessa bosta de emprego escravo que aceitei e tentar não me suicidar ,inflação alta ,emposto pra tudo e hiper alto ,salario que não da pra comprar uma bicicleta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para pessoas q falarem algo sobre levar tiro e suicidio (levar tiro as chances de morrer são menores que tentar suicido)
      melhor morrer doque ficar zuado com tiro

      Excluir
    2. Olá!

      Apesar de não ser mais o emprego do seus sonhos, fico muito feliz que vc tenha conseguido um novo trabalho porque, como vc mesmo disse, não está fácil arrumar emprego.

      Acho que todos os trabalhos fazem a gente de escravo. Até os que a gente gosta. Bom seria não ter nenhum compromisso na vida além de arrumar sua própria comida.

      Excluir
  45. Melhor ser andarilho doque farmacêutico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hauhauhauha

      Tem uma verdade nisso aí.

      Hoje em dia ser andarilho deve dar mais dinheiro que muitas profissões exaustivas.

      Excluir
  46. Olá ... meu deus oque fiz da minha vida .. aí agente estuda 5anos,passa noites acordados estudando,passa "necessidade" ,para trabalhar de domingo a domingo e vim um filho da mae que se diz gerente que só tem o ensino médio e vem colocar moral em vc ... como se fosse um lixo e o melhor ganha mais ... odeio ser farmacêutica..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesta parte fui mais esperto que vc: nunca passei noites em claro estudando...

      E chegou um momento. no último ano, que eu vi que ninguém estudava e todo mundo passava. Aí, eu não estudei com devia tb. E passei!

      Não me orgulho disto... E me arrependi um pouquinho de ter feito isto. Só que chegou uma hora que eu não aguentava mais aquela faculdade e levei com a barriga.

      Excluir
  47. Passei praticamente a odiar a minha profissão. Estou tão triste e decepcionada que tenho vontade de chorar toda vez que penso sobre o pq que não escolhi outra profissão. Espero que não existam muitos farmacêuticos tão frustrados como eu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por compartilhar seu pensamento aqui.

      Eu acho que há muitos farmacêuticos frustrados. Muito mais do que em qualquer outra profissão. E todos eles também ficaram tristes e com vontade de chorar por terem feito esta escolha.

      Excluir
  48. BOM DIA.
    LI TODOS OS COMENTÁRIOS, E ME SENTI NO DEVER DE EXPOR MINHA OPINIÃO. SOU FORMADO EM UNIVERSIDADE FEDERAL JÁ FAZ UNS QUINZE ANOS.ME SINTO ABORRECIDO E EXTREMAMENTE FRUSTADO.FINANCEIRAMENTE ESTOU BEM,TENHO CASA , CARRO, PONTO COMERCIAL, MINHA DROGARIA, SITIO E DINHEIRO GUARDADO EM POUPANÇA QUE DA PARA COMPRAR UM APARTAMENTO. MAS ISSO NÃO É O SUFICIENTE PARA FALAR DE UMA PROFISSÃO, QUE VC PRIMEIRAMENTE VIRA ESCRAVO.CRF QUE SÓ QUER SABER DE DINHEIRO E FISCALIZAR TEMOS IDENTIDADE PRÓPRIA, FIZERAM AS RDC 585 E 586, QUE PARA MIM NADA ADIANTARAM, POIS PRESCREVER O QUE NÃO PRECISA DE PRESCRIÇÃO É O CUMULO DO ABSURDO. NEM VOU FOCAR EM FALAR DE SALARIO, POIS É MEDIOCRE. ENTAO É ISSO GENTE, QUER SOFRER VIRAR ESCRAVO DA PROFISSÃO E CRF, SER MAL REMUNERADO, FAÇA FARMÁCIA.ATT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Obrigado pelo seu comentário. Ele trouxe um outro ponto para esta discussão.

      O seu caso é de uma pessoa bem sucedida (casa, carro, sítio) e inteligente (fez universidade pública). O que me chamou a atenção foi que vc tem a sua própria drogaria e mesmo assim acha que ficou escravo da profissão.

      Ou seja, se vc que é patrão se sente escravo, imagine os que são empregados, como se sentem.

      Eu, sinceramente, sempre achei que um dos caminhos para melhorar a profissão farmacêutica era somente permitir farmacêuticos como donos de farmácias. Assim, a seria mais fácil a farmácia virar um estabelecimento de saúde. Agora não sei mais o que achar...

      Se bem que nem sei mais se existe estabelecimento de saúde... Os lugares que deveriam dar saúde para a população (upa, hospital) não funcionam como deveriam... Somos sempre feitos de tontos. Até plano de saúde da UNIMED marca consulta para daqui 2 meses. Virou SUS. Pagar para ser trouxa é muito foda.

      Excluir
  49. Eu abandonei a faculdade publica em agosto do ano passado por questoes pessoais na época era muito imaturo, hoje vejo que esse curso não é pra min eu detestava ter que estudar isso. Estudei farmácia pensando em me tornar medico ( na verdade eu nunca gostei do curso, foi uma oportunidade). Durante o curso fui assediado moralmente. Agora penso em conseguir uma vaga pelo fies pra emgenharia mecanica. Permaneci até o quinto periodo fiz estagio obrigatorio em drogaria, mas nao gostei de trabalhar com isso. As turmas sao desunidas e eu penso que esse tipo de comportamento se extende da universidade ao mercado de trabalho. Pude constatar que o ambiente de saúde é repleto de fofoca, preconceitos, a exemplo de racismo, preconceito de classe, assedio sexual e moral. Isso sem contar o comportamento das professoras que privilegiam seus puxa sacos. Mas a vida segue e eu vou continuar batalhando e agora aproveitar as oportunidades que ainda tenho pra fazer algo que gosto. Eu nao perdi nada desistindo de farmácia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!

      Que bom que vc abandonou o curso de farmácia antes de se formar! E que bom que deixaram vc fazer isto. Se fosse aqui em casa, eu teria sido estuprado se dissesse que ia largar o curso antes de me formar! (também era uma faculdade particular e eu não pagava com o meu dinheiro, faz sentido né?) Como vc entrou em faculdade pública por mérito seu, vc larga a hora que quiser mesmo.

      Um erro que as pessoas comentem (e na minha sala tinha muita gente assim): querer ser médico e fazer faculdade de farmácia. Não vejo sentido nisto... Tipo, queria ser médico, mas não entrou na faculdade, tenta fazer medicina veterinária. Veterinária é muito mais parecido com medicina do que farmácia.

      Assédio moral: tá aí uma coisa que vivi, vivo e vou viver sempre. As pessoas são idiotas mesmo e sempre vão montar em cima de vc para se sentirem superiores ou tirar o fiofó delas da reta.
      Ou sei lá, faz parte da essência humana nunca sair da 5ª série...

      Acho que fofoca, desunião, preconceito, racismo e privilegios para alguns (2 pesos e 2 medidas) sempre vão existir em qualquer lugar que vc vá. Aonde vc for trabalhar vai ter tudo isto e muito mais.

      Esta é a realidade... Antes eu achava que podíamos mudá-la. Agora não tenho mais esperanças.

      Excluir
    2. Com certeza, você fez o certo. Alimentar essa profissão seria levá-lo à condenação eterna. Seria uma punição para o resta da vida.
      Parabéns!! Procure um curso que não te façam de bobo e lhe respeitem.

      Excluir
  50. Sou farmacêutica. Me formei em 2011 e fui chamada pea trabalhar antes de fazer colação de grau. Estava super animada e apaixonada pelo curso ( larguei administraçao na UFPR pra fazer farmácia). E hj... Depois de anos de decepção. Passei por várias áreas: manipulação, indústria cosmética, indústria de correlatos, distribuição. E a situação é a mesma... Proprietários que são obrigados a ter RT e não valorizam nossa profissão, CRF que só serve pra cobrar anuidade e ver se estamos realmente presentes no estabelecimento. Salário defasado e o único na área da saúde com carga horária de 44 h/semana. A gente estuda... Se especializa... E nada é suficiente...a maioria q estudou comigo esta em dispensação...há quem goste, mas eu não estudei tanto pra ser um balconista. Que infelizmente é a realidade da farmácia comercial. Mas minha maior decepção foi o último emprego... Depois de quase um ano desempregada... Fui chamada para um distrib. Odontológica. Entrevista que perguntou tdo...motivo de todos meus desligamentos. Pq troquei de faculdade. Se faço atividades físicas...enfim. Na 2 semana descobri que tinha virado caixa de supermercado. Pq literalmente passava o dia passando os pedidos separados pelos vendedores em carrinhos ( igual os de supermercados) na leitora e empacotado para as entregas. Embalando pedidos para sedex e transportadores. E inclusive a primeira caixa que arrumei não ficou do agrado do gerente... E ele começou a desfazer e jogar a caixa na frente do pessoal de coleta da transportadora. Respirei fundo e controlei minha vontade de dizer que durantes meus anos de estudo nao fiz aula de embalar produtos. E como se não bastasse. A cereja do bolo fui desligada com 3 meses pq o gerente achou que eu tinha potencial para coisas melhores e "achou" que eu não estava feliz ali. Dispensei 3 vagas pq tinha me comprometido com eles... Não faltava. Não me atrasava. Fazia meu trabalho ( mesmo não estando feliz) e agora fiquei com a carteira suja. Pq pode apostar que nesse momento de crise. Um emprego de 3 meses pesa. E o que mais desanima é que o nosso Conselho não ajuda em nada... E mais e mais passamos por empresários que deixam claro q somos mao de obra cara (na opinião deles) e desnecessária, mas como são obrigados a ter. Realmente me sinto muito frustada e chego a me arrepender de ter abandonado administração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa!! Para não ficar desempregado e, enquanto consigo outra coisa, um desses de caixa seria bom. Sai do balcão, mesmo que para ganhar menos, é minha prioridade. Meu nível de estresse com farmácia já estrapolou.
      Enfim, a coisa tá preto. Quem desistiu da faculdade antes de começar está de parabéns, deveria ter feito isso antes.

      Excluir
    2. Olá Anônima farmacêutica formada em 2011.

      O ramo de farmácia é bem confuso. Uma hora vc tem que aplicar injeção e minutos depois está como caixa do estabelecimento.

      No primeiro lugar que eu trabalhei, uma drogaria, 1 vez por semana eu ajudava a lavar o estabelecimento. É uma baita sacanagem, um tapa na cara, não é mesmo? Mas como era o meu primeiro emprego e era uma farmácia pequena não me incomodei muito não, apesar de achar meio esquisito. Além se não receber o piso inteiro. Enfim, hoje acho que fui um pouco inocente. Neste lugar eu fiquei só uns 3 ou 4 meses.

      Mas todo mundo precisa de trabalho e não é fácil achar. Então, a gente acaba fazendo este tipo de trabalho, mesmo não estando feliz. Então não devemos julgar quem precisa trabalhar e aceita receber menos que o piso ou que aceita ficar no caixa do estabelecimento. Todo mundo precisa de dinheiro e este foi o seu caso. Vc foi e encarou. Não deu certo, paciência.

      Eu não acho que um trabalho de 3 meses suja a carteira. Na verdade eu acho que o QI (Quem Indica) vale muito mais na hora de um emprego. Currículo raramente serve para alguma coisa.

      Se vc se arrependeu e for possível, tente voltar a cursar administração.

      Excluir
  51. Sou formada em farmácia desde 2015/2 e desde a faculdade e desde o início odiei essa coisa de dispensação, drogaria e etc... Sempre quis mesmo era trabalhar em um hospital com controle de estoque, em indústria ou laboratório, porém, quando a gente se forma a realidade é dura, a gente entra com sonhos, mas logo eles morrem...
    Meu primeiro emprego como farmacêutica foi em uma rede grande na qual tinha uma chefe que mal tinha ensino médio completo e nem sabia escrever direito... Ela era uma tirana, me humilhava, falava mal de mim na frente dos clientes, maltratava funcionários e fazia de tudo pra me derrubar, já que o farmacêutico é sempre visto como empecilho de vendas... tanto era que ate a supervisora tentou me dar um cala a boca, e queria que eu vendesse e que batesse meta e não importava se estava contra o que a ANVISA propunha - principalmente em relação a intercambialidade de medicamentos- Pra ajudar, a empresa começou a atrasar salários, não aguentei tamanha humilhação e acabei caindo em uma depressão em função de um trabalho ruim. Usei antidepressivos por quase um ano e parei.
    Consegui outro emprego, o primeiro que me apareceu pois já estava muito endividada e pra variar foi em drogaria... Vejo que a história é sempre a mesma… Chefe quer metas, sempre mais… Clientes mal educados, empurrômetro… E pra piorar, o lugar também está a beira da falência.
    Estou fazendo uma pós em Farmácia Clínica e Hospitalar pra ver se consigo entrar em um hospital, mas sinceramente, me pergunto o que fiz de errado pra passar por isso de novo.
    Não consigo mensurar tamanha frustração, odeio vender, odeio atender em balcão, ODEIO! Acho humilhante ter feito uma faculdade pra atender cliente ignorante e pra colocar crédito de celular...
    E mesmo tentando ir pra um lugar que eu goste, está sendo bem difícil.
    Espero um dia conseguir, afinal a esperança é a última que morre…
    Não sei se faço outra faculdade, tenho medo de perder mais tempo, mas sei que se for pra ficar em balcão prefiro morrer de fome.
    Vejo vários colegas meus de faculdade que estão em hospitais, indústrias e só eu tomando naquele lugar...
    Francamente, não entendo o que fiz de errado pra passar por isso... Onde foi que errei pra passar por esse inferno?
    Pensei em fazer diversas faculdades, até ciências econômicas, mas não sei se é uma boa...
    Queria uma orientação, se alguém puder me ajudar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, estou fazendo outra graduação, pensei em fazer farmácia, mas desisti. Não faça economia não. É melhor investir em alguma pós em saúde para tentar passar em um concurso público.

      Excluir
    2. Olá, Anônima formada em 2015.

      Infelizmente, a maioria do empregos na área de farmácia são em drogarias para fazer tudo o que foi ensinado na faculdade, MAS AO CONTRÁRIO.

      Eu tb já me peguei pensando "O que eu fiz de errado? Por que comigo não deu certo?"

      Acho que vc poderia ir em um hospital ver como funciona a farmácia e se é realmente isto que vc quer. Se for, investe mais na área. Se não for, tente ver outros cursos ou concursos públicos no quais vc não tenha que lidar com gente mal-educada.

      Excluir
  52. Olá pessoal, estava trabalhando em uma ótima enpresa na área de automação industrial e não me identifiquei sabe, ficar o dia inteiro na frente do computador é algo que me dá tédio, estava quase entrando em depressão pela rotina e estresse, resolvi sair. Agora estava pensando em fazer farmácia, moro no interior e aqui farmácia não é mt concorrido em drogarias. Conversei com 2 farmacêticos, um amava o q fazia e a outra só disse q cansa ficar em pé e não ganha muito. Se eu chegar a ganhar uns 2200 pra mim já está bom, sou bem simpática e gosto de estar em contato com as pessoas. Estou pensando em cursar auxiliar de farmácia para entrar como balconista (trabalhando 5x1 ñ sei se conseguiria conciliar com a facul) mas já me daria experiência. Tenho como 2a opção ser professora de inglês, acho o máximo, porém ter vaga é mais difícil. Li os comentário aqui e fiquei assustada se agora invisto ou não, já me frustei uma vez por desistir da primeira facul e não quero essa decepção de me enganar de novo. O que vcs acham, corro enquanto é tempo? Ou de repente poderia me sair bem como farmacêutica...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Andréia

      Acho que a farmácia de uma certa forma te atraiu. Então, pode ser que vc se sinta feliz como farmacêutica apesar de todos os perrengues. Como vc mesma contou, conversou com 2 farmacêuticos, um amava o que fazia.
      Então, se vc amar o que vc faz, se sentir paixão pela profissão, aconselho a seguir em frente. Mas como vc viu aqui (e vai ver em qualquer outra profissão), não é um mar de rosas. É uma profissão muito desvalorizada.

      Eu, por exemplo, só fiz farmácia porque mandaram eu fazer. Nunca nem imaginei em estudar este curso. Mas foi a oportunidade que me foi dada, já que não consegui passar em faculdade pública no curso que eu queria. Eu queria ser jornalista.

      Excluir
  53. BOM DIA, SE VC SE CONTENTAR COM POUCO DINHEIRO E MUITA RESPONSABILIDADE, VAI FUNDO!EU, PARTICULARMENTE, NÃO FARIA MAIS.ATT.

    ResponderExcluir
  54. Oi pessoal. Sou formada em Farmácia pela UFMG há 14 anos.Achei o curso dificílimo, muita Química, carga horária puxada, e os meus colegas de curso tratavam Farmácia como um curso de Ciências Exatas, eles não encaravam como um curso da área de saúde. Ô povo nerdinho e competitivo com nota! Detestei o curso do início ao fim. Na verdade quem entra em Farmácia não tem muita vontade de crescer na vida e ganhar dinheiro, só são competitivos no quesito notas.Eu sempre fui imatura e indecisa, entrei no curso só por preguiça de fazer algo bem melhor tipo Medicina ou Direito. Já larguei essa porcaria de Farmácia há tempos, hoje trabalho em Serviço Público, mas sou cargo intermediário, não ganho mal, mas também longe de ganhar bem.Se eu tivesse feito um curso de Direito, com o qual me identifico centenas de vezes mais, acredito que hoje eu estaria bem melhor, ganhando bem e realizada.Pena que demorei a amadurecer na vida...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada por contar um pouco da sua experiência de vida aqui.

      Quando eu aceitei fazer farmácia, eu sabia que tinha muita química e só aceitei porque dava pra encarar... Se fosse muita física eu estaria ferrado.

      Antes de me obrigarem a fazer farmácia, pedi para fazer direito, que seria bem mais a minha cara (e área), mas o dinheiro me foi negado! uhuahuaha

      Hoje, estou igual a você: serviço público, fora da farmácia, não ganho mal, mas não muito feliz.

      E nestes meses, eu fiz um concurso para farmacêutico e fiquei em 25º, por enquanto... Tinha umas 190 pessoas. Acho que foi fui tão ruim assim né?

      Isto porque eu errei uma questão que tinha acertado ao passar no gabarito, anulei ela. Senão, pelas minhas contas, eu teria ficado na 16ª posição.

      Excluir
  55. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  56. SOU DO RJ E TAMBÉM ESTOU JOGANDO A TOALHA. DETESTO MINHA PROFISSÃO.
    * PISO BAIXO
    * RESPONSABILIDADE D+
    * BALCONISTAS SEM O ENSINO FUNDAMENTAL CONCLUÍDO, GANHANDO MAIS Q O FARMACÊUTICO
    *ANUIDADE DO CRF SURREAL, COMPARADA AO PISO QUE TEMOS
    * FISCALIZAÇÕES QUE SÓ PREJUDICAM O FARMA
    * DONOS DE FARMÁCIAS QUE NOS TRATAM COMO ESCRAVOS, SOMOS OBRIGADOS A OUVIR Q SÓ ESTAMOS LA, PARA CUMPRIR EXIGÊNCIAS, CASO CONTRARIO NÃO ESTARÍAMOS TRABALHANDO NAS FARMÁCIAS. (SOMOS INÚTEIS)
    * TEMOS Q VIGIAR OS BALCONISTAS PARA NÃO VENDEREM CONTROLADOS SEM RECEITA
    E POR AI VAI...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anônimo

      Com esta lista de decepções fica difícil mesmo, né?

      Excluir
  57. Sou de Minas Gerais , especificamente de Divinopolis, uma cidadezinha conhecida como paraíso das farmácias,sempre Trabalhei em drogarias como balconista e agora como farmacêutico, eu gostaria de saber porque está tudo tão difícil, uma faculdade mega difícil não ter valor trabalhe em drogarias como balconista e agora como farmacêutico, eu gostaria de saber porque está tudo tão difícil, uma faculdade mega difícil não ter valor nenhum , Não estou conseguindo entrar em um mestrado porque os professores jogando a faculdade que eu formei como ruim, não consigo emprego para ganhar mais, tudo que eu esperava acolheu me formar ser aqui pelo menos meu salário melhoras, mas não consigo fazer uma pós graduação, não consegui fazer mestrado, não consigo Comprar um carro está bem desesperadora situação. Final

    ResponderExcluir
  58. Sou formanda em Engenharia Química, gosto muito da área da farmácia, e penso em fazer como segunda graduação, aproveitar o curso de engenharia química e seguir farmácia industrial. Então, gostaria de saber se é mto difícil entrar em indústria como farmacêutico mesmo tendo estudado na graduação? Ou invés de graduação fazer uma pós, ou ainda, entrar primeiro na indústria e ver se gosto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pq você não tenta engenharia de alimentos? É bem mais especifico. Farmácia é um curso muito incoerente na prática e como se você não estivesse aprendendo nada.E também você irá poder creditar muitas matérias de engenharia quimica em engenharia d alimentos.

      Excluir
    2. Eu pessoalmente acho muito difícil entrar em uma indústria farmacêutica. Nunca consegui nem uma entrevista nestes laboratórios renomados.

      A única entrevista que consegui foi em uma indústria da minha cidade e que não virou nada.

      Excluir
  59. Ontem eu cancelei o CRF...chega de humilhação!

    ResponderExcluir
  60. Vou cancelar meu CRF TB, esse último emprego foi a gota d'água, farmacêutica hospiralho, acreditei que era a salvação, triste ilusão , cabide de responsabilidades, com salário de chorar, chega de humilhação, cansei dessa vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Anônimo?

      Como estão as coisas agora meses depois?

      Cancelou o CRF ou surgiu uma luz no fim do túnel?

      Excluir
  61. Sou formada em Agronomià faz 08 anos e agora tenho um bebê e não posso mais ficar saindo por aí batendo porteira ou vendendo produtos.(Não gosto disso). Então pensei em fazer farmácia que sempre foi minha segunda opção é tb pq consigo eliminar algumas disciplinas, mas lendo os comentários fiquei com um pouco de medo. Aqui na minha cidade sempre vejo oferta de empregos em farmácias para farmacêuticos, agora para Agrônomo é raro encontrar, só QI e ainda por ser mulher sofremos preconceito, por isso pensei em cursar farmácia. O que vcs me aconselham? Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não faça farmácia. Tente algo em agronomia. Caso esteja realmente decidida, faça outra coisa, mas não faça farmácia...falo isso para o seu bem

      Excluir
    2. Sou formado em farmácia desde 2009 minha graduação foi muito difícil trabalhava como balconista de drogaria na madrugada enfim consegui o tão sonhado diploma.Ao contrário de muitos colegas que optaram por fazer especializacao eu tracei
      um objetivo que era passar em um concurso público. Inicialmente tinha que trabalhar e não tive dificuldade para conseguir um emprego como farmacêutico de drogaria. Trabalhei como terceirizado no entanto trabalhava apenas 7 horas por dia e com isso sobrava tempo para estudar. Saía do trabalho as 14 horas e ia direto para uma biblioteca que funcionava até as 20 horas. Em dois anos e meio fiz mais de 20 concursos consegui boas colocações, em 3 fiquei abaixo do 10° colocado e fui convocado, escolhi o que tinha o melhor salário.
      depois fiz minhas especializações (Acupuntura e estética). A acupuntura não consegui colocar em prática no município ( devido ao lobby dos médicos) a estética eu desanimei pois apesar de ser possivel realizar preenchimento e microagulhamento não temos autorização para realizar bloqueio anestésico e obviamente não vou colocar meu CRF em jogo praticando algo ilegal, os colegas devem concordar comigo que dessa maneira a concorrência com médico e dentista é bem desleal. Imaginem um preenchimento labial sem anestesia😞.
      Voltando ai meu cargo público eu consigo colocar meu ideais em prática já que não tenho que fazer empurroterapia apesar de s
      No entanto não sou valorizado por exemplo: tenho que ir em outras unidades quando o prático de farmácia está ausente. O município quer que os farmacêuticos façam palestras no corredor da recepção😞 e façam visitas domiciliares no entanto fica quase impossível pois quase que diariamente estamos fazendo o trabalho de dispensacao por não ter práticos de farmácia na maioria da UBSs ( o Rh é bem precário). Por não aceita os absurdos prescritos pelos médicos tenho enfrentamentos corriqueiros apesar de ter prioridade na minha negativa de dispensação. Vcs devem concorda que é quase impossível não fica desgastado ao longo do tempo. Resumindo atuamos sempre no meio de campo nunca estamos em evidência somos contratados apenas para cumprir a legislação. Diante disso vou iniciar o curso de odontologia não pela remuneração mas pela satisfação de poder definir a conduta que será adotada com o paciente sem depender de outro profissional.

      Excluir
    3. Não aconselho farmácia...se é para ter uma vida, mude de estado, Mato Grosso e região tem muitas vagas para engenheiros agrônomos, assim como no sul de Santa Catarina.

      Excluir
  62. Sou formado em Farmácia desde 2003, trabalhei em grandes empresas na área de logística. Até que ganhava bem mas trabalhava muito e tinha uma certa valorização, mas eu nunca fazia trabalho de farmacêutico mesmo, pois essa profissão e muito confusa, uma hora era exigido como farmacêutico, outra como Administrador, outra como badeco. Resolvi fazer mestrado e mudei de área e fui pra hospitalar, até que foi legal hospitalar, mas trabalhava de segunda a segunda com salário baixo. Entrei na Eurofarma, mas estava muito desgastante e ganhava mal. Resolvi dar aulas, e fiz isso por 5 anos ate ser demitido da faculdade que eu dava aula aqui em Goiânia. Agora estou desempregado, não consigo voltar pra área farmacêutica e estou pensando em fazer odontologia, pois sempre foi meu sonho. Tentei concurso publico e quase passei... Por isso ainda estudo pra concursos quando estou com a cabeça melhor, pois o desemprego e a decepção com a farmácia estão quase me levando a depressão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar de estar saturado, acho que a Odontologia lhe dará um leque bem maior (e mais rentável) de oportunidades. Fugindo de farmácia, voc~e já está fazendo o correto.

      Excluir
    2. Olá Carlos Augusto

      Acho uma ideia muito boa vc estudar para concurso na área farmacêutica. Eu tb fiquei um tempo desempregado e prestei vários concursos (para farmacêutico e outros cargos). Eu não conseguia emprego na área privada e aí começaram a me chamar nos concursos. Foi o que funcionou para mim.

      Porém, se o seu sonho mesmo é odontologia e vc tiver a oportunidade faça. Também não é um mar de rosas, mas como disse o Fabricio, com certeza será melhor do que ser funcionário de uma farmácia.

      Excluir
  63. estou muito decepcionado. tenho pouco tempo de formado, final de 2017, mas minha experiência em farmácia sempre foi conturbada. Infelizmente em drogaria o balconista que vende mais tem mais valor do que o farmacêutico. foram 5 anos de luta e dificuldades pra ganhar abaixo do piso, não conseguir mudar de área, insegurança, não conseguir pagar uma especialização decente, isso me entristece, esses dias tive que ouvir do meu patrão que EU NAO TINHA RESPONSABILIDADE COM A EMPRESA, por que eu não consegui bater meta de vender medicamentos similares B.O para meus clientes. Esta profissão esta deprimente, estou ingressando na área acadêmica pra tentar dar uma melhorada. o status de ser farmacêutico é ótimo, mas a realidade esta deprimente, clientes não ligam mais para o bom atendimento, somente para o preço mais baixo, espero que daqui uns anos tudo mude e melhore para todos nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Status de ser farmacêutico??? kkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    2. Olá Lucas

      Acho que se vc consegue vender medicamento para bater a meta, faça isso. Senão vc pode ser prejudicado. Querendo ou não o farmacêutico é um balconista.

      Eu só espero que o lugar que vc trabalha não exija que vc fique socando remédios nas pessoas e enganando elas. Isto é péssimo para a própria empresa.

      Tem uma farmácia aqui na minha cidade que toda vez que eu ia, tentavam me socar remédio. Eu queria 1 caixa, queriam que eu levasse 3. E eles ficavam bravos se eu preguntava o preço e não levava, queria eu eu levasse de qualquer jeito. Moral: eu pago mais caro mas não vou mais naquela farmácia. Nunca mais. Principalmente depois da promoção 5 caixas por 10 reais, sendo que o preço de 1 caixa era 2 reais sem a promoção. Ou seja, a promoção era pura enganação.

      Excluir
  64. Sou farmacêutico no Estado de São Paulo há 13 anos na área de manipulação e me arrependi mil vezes de ter feito farmácia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem vindo ao clube, Anônimo.

      A maioria está aqui porque também tem algum arrependimento ou alguma decepção!

      Excluir
  65. Pela concorrência do curso nas universidades (cada vez menor), a tendência é logo a profissão sumir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que a farmácia como é hoje vai sumir, mas só o dia que formos um país sério.

      Ela só vai vender medicamentos. Não vai ser como uma loja de conveniência 24 horas, como quase é hoje.

      Ou, ela deixará de ser um estabelecimento de saúde e será um estabelecimento comercial. E aí, ser mesmo uma loja de conveniência oficialmente. E aí vai vender remédios até no supermercado.

      Excluir
  66. Me formei em 2006 e trabalhei como farmacêutico até 2012... Não aguentei mais. Trabalhar 9 horas todos os dias, sábado, plantões, madrugada... e no final das contas, vc é um comerciante. Ganha o piso que é uma vergonha e as vezes alguma comissão sem vergonha pela empurroterapia. Fiz concurso para a Caixa Econômica e comecei a trabalhar nesse mesmo ano em que saí da farmácia. Hj, sete anos depois, posso afirmar sem sombra de dúvidas que foi a melhor decisão da minha vida. Resolvi ficar em uma função intermediaria dentro do banco (que oferece um plano de carreira fantástico), pois pesei minha qualidade de vida também. Meu salário líquido hoje gira em torno de 5.500,00 para uma carga horária de 6 horas diárias de segunda a sexta. Fora benefícios como fundo de pensão, plano de saúde entre vários outros. Nem todo dia é fácil, mas sinto que sou remunerado de forma justa e faço meu trabalho da melhor forma que posso. As vezes quando passo em frente a uma farmácia sinto um desanimo, em ver tantos profissionais competentes se apagando dia dia. Também acompanho o sindicato e vejo a situação lamentável que se encontram, principalmente após a reforma trabalhista. Mas lembro que eles sempre foram muito omissos em tudo o que precisava e questionava na época em que me representavam. Enfim, triste.. Talvez, se por um milagre, a profissão volte a ser valorizada, eu possa exerce-la novamente. Abraço e força a todos colegas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo

      Obrigado por compartilhar a sua experiência com a gente!

      Concordo com muito do que vc escreveu. Até porque eu também fiz concurso fora da área da farmácia e acho que foi melhor assim.

      Concordo também com a omissão do sindicato. Que eu não sabia para que servia além de pegar me dinheiro.

      Excluir
  67. A área de farmácia em Drogarias está super desvalorizada, o farmacêutico parece mais um mero vendedor do que farmacêutico, os donos de farmácia pagam uma merreca e agora tapeiam o farmacêutico e justiça do trabalho com o tal de sociedade colocam o coitado como sócio e lhe paga uma migalha de fome, quando nao colocam culpa no farmacêutico dizendo que o piso dele vai quebrar a drogaria? Como assim? Se não consegue pagar o piso não deveria nem abrir uma drogaria, fale isso pro médico pago só a metade pra ver se ele aceita? A profissão farmacêutica cada vez, cai mais e mais em decadência, ainda mais com o grande número de EAD vindo ao mercado e aceitando qualquer coisa pois não sabem o sacrifício em fazer o cursi na íntegra se doando a aprender de verdade, triste realidade estamos nas mãos da decadência quem poderia nos defender estão fechando os hóspedes para essa triste realidade, CFF, CRF, Ministério da Saúde a quem recorrer diante desse descaso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo

      Eu não conhecia esta manobra de colocar o farmacêutico como sócio. Vc é o segundo comentário que leio aqui sobre isto. Por favor, me deem mais informações sobre isto.

      Eu acho meio estranho alguém colocar um funcionário como sócio. Se eu fosse o sócio, teria deveres de pagar impostos, funcionários, etc, mas também o lucro e todos os documentos contábeis da empresa. Se sou sócio e não me pagam o que o contrato pede, poderia exigir na justiça o que o dono me deu de graça ao me colocar como sócio. Sei lá, me expliquem melhor como esta coisa de sócio está funcionando e em quais lugares do pais já foi oferecido isto a vocês.

      Outra coisas a se pensar é: como as EAD fazem aulas práticas? Tudo bem um curso de matemática, letras, administração. Mas como um curso que tem aulas práticas pode ser feito por EAD? Então daqui a pouco teremos médicos e dentistas por EAD?

      Excluir
  68. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  69. nossa vendo os comentários aqui,estava chateada com a profissao,e vindo aqui vi todas essas verdades.so lamento não ter feito nada antes,longas horas em pe, inumeros plantoes.baixos salarios, nao consigo dar uma educação boa pro meu filho. salario defasado.,ganho o mesmo salario de 20 anos atras.,decadencia total,nas drogarias unico lugar que nos resta trabalhar,pura escravidao,vendas e mais vendas,somos ridicularizados se nao vendermos,simplesmente arrassada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aurea

      Obrigado por comentar e deixar a sua visão sobre a profissão!

      Excluir
  70. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  71. Esta quase fazendo um ano que postei uma mensagem aqui, e nada mudou, estou fazendo mestrado pra ver se daqui um ano e meio melhora algo, estou pensando seriamente em fazer outra faculdade, mas ao mesmo tempo tenho medo de perder mais cinco anos da minha vida... vocês também se perguntam o que fizeram da vida de vocês fazendo esse curso? eu estava na minha conta do linkedin esses dias, vendo pessoas perfeitas com empregos maravilhosos, super agradecidas, e fiquei imaginando se aquilo era real ou pura montagem, se for realidade gostaria de sentir pelo menos uma vez...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não me pergunto o que fiz da minha vida fazendo farmácia pq eu nunca quis fazer farmácia, só fiz pq minha mãe disse que este era o único que ela pagaria. Na ocasião eu queria fazer direito. Mas meu sonho de consumo é jornalismo.

      Eu acho que as fotos de redes sociais são sempre mais bonitas do que são. Mas, às vezes, ainda me pego caindo nesta armadilha que a vida ou o emprego dos outros é fantástico igualzinho como eles postam nas redes sociais. Para mim, o melhor é não ter redes sociais.

      As pessoas fingem ser o que não são. 80% do que vc vê é mentira ou a pessoa é bem idiota de acreditar naquele mundo em que vive.

      Excluir
  72. Nada mudou a desvalorização farmacêutica em farmácias e terrível não pagam o piso, paga-se o que quiser ao profissional em algumas que fui R$ 1,500 + comissão que pouca vergonha, será que estamos passando fome? o sindicato é paralitico e ineficaz, só sabe protocolar o piso hipócrita nas carteiras de trabalho, a cada dia o farmacêutico fica na mão dos donos de farmácia como marionetes lucrativas onde só o dono lucra e passa a perna...agora estamos mais ameaçados ainda os donos de farmácia estão migrando com o farmacêutico como sócio de fachada apenas para burlar a fiscalização, sem contar os assinaceuticos farmacêuticos fantasmas, agora socioceuticos, sem contar a ameaça dos EADs que vão uma vez por semana na faculdade e irá competir no mercado com você que fez cinco anos presenciais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marionetes do Século 21 farmaceutico

      É muito difícil mesmo conseguir uma farmácia que pague o piso salarial. E nós, como precisamos do dinheiro, muitas vezes aceitamos trabalhar por valores menores do que o piso estabelecido. Consigo compreender completamente quem aceita esta situação: ganhar 1500,00 ou não ganhar nada? Ter o básico ou passar fome? Quem está no comando do CRF ou CFF parecem não conseguirem aceitar ou entender. E não fazem nada para ajudar.

      Em São Paulo acho que o CRF até ajudou bastante na cobrança de ter o farmacêutico presente durante o funcionamento da farmácia. Mas eles poderiam fazer mais. Poderiam se movimentar por uma lei onde somente o farmacêutico poderia ser dono de farmácia. Poderiam lutar por empréstimos bancários com juros menores para aqueles que querem abrir sua própria farmácia.

      E por que não permitir que grandes redes e supermercados vendam remédios isentos de prescrição? Desde que tenham um farmacêutico ali para orientar, qual o problema? Pelo menos eles pagariam o piso. Sexta feira, passando por uma farmácia sem entrar nela vi de longe uma geladeira da Kibon. Então, se a farmácia vende produtos nada a ver com a saúde, qual o problema do supermercado vender medicamentos isentos de prescrição? Pelo menos geraria mais emprego para farmacêuticos e o preço de alguns medicamentos cairiam devido a uma maior concorrência, o que é bom para a população.

      Já o CFF e o sindicato, nunca vi fazerem nada além de mandar boleto para vc pagar.

      Uma coisa que eu vi acontecer demais há uns 10 anos é o dono ou a esposa do dono estudarem farmácia para não precisar contratar o farmacêutico.

      Excluir
    2. Bom dia, gostaria de uma opinião sua. Tenho 30 anos e trabalho no ramo de Logística ( mercado do Petróleo e Gás), ganho um salário baixo e quero cursar uma graduação ( fiz 2 anos de Matemática e não quis concluir, pois virar professor de Ensino Médio é suicídio!).
      Dessa forma os 2 cursos que estou em duvida, são Farmácia e Biomedicina. Qual dos 2 vc considera melhor, nas seguintes esferas: trabalho menos humilhante, salário, oportunidades de trabalho e vida social?

      Excluir
    3. Olá Thiago

      Eu te aconselho a tentar conversar com profissionais de farmácia e de biomedicina da sua cidade. Converse com eles e troque uma ideia. Imagino que eles vão te falar sobre uma realidade mais próxima do que qualquer um aqui.

      De qualquer forma, sugiro que vc faça o curso com que vc mais se identifica porque problemas vc vai ter em qualquer profissão e se vc fizer o que vc gosta de fazer, isto vai ajudar a superar as dificuldades que aparecerem.

      Excluir
  73. a pouco menos de um mes postei aqui como esta ruim a profissão, essa semana levei minha apunhalada: fui demitido, fui trocado por um farmaceutico "mais velho" talvez eles achem que ele seja melhor do que eu por causa da idade, ou talvez so querem mais um vendedor... parece que arrancaram um pedaco de mim, tento pensar que algo melhor ha de vir, mas isso me magoa mais ainda, eu sou um bom profissional, estou no mestrado pra me valorizar e fui descartado, me sinto totalmente sem valor algum. como é triste ver que balconista tem mais valor do que nos... balconista que diz que omega tres cura alzheimer, balconista que vende antibiotico sem receita, balconista que nao respeita o farmaceutico... estou sem chão e ao mesmo tempo com medo de nao arrumar um emprego, enteguei nas mãos de deus , seja o que ele quiser .... espero que tenham mais sorte que eu caros colegas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lucas

      Que tristeza saber que vc foi demitido. Mas tenha calma nesta hora, vc vai acabar encontrando outro lugar para trabalhar.

      Pode ser que este farmacêutico mais velho era um balconista que resolveu estudar farmácia e ele já esteja acostumado "vender" mais medicamentos com a consciência tranquila!

      Eu já previ que mestrado não ia compensar na área de farmácia, a não ser que vc queira dar aulas. Neste caso, se vc gosta de dar aula, pode começar a trablahar com isto.

      Vai dar tudo certo! Fique tranquilo e faça sua parte que tudo dará certo.

      Excluir
  74. Pessoal estou fazendo faculdades de farmácia vou para o segundo semestre, não gosto nem um pouco n sou feliz n me vejo na profissão e n quero estudar 5 anos para ser balconista , eu pensava em biomedicina mais dizem que é pior que Farmácia . Na verdade nem eu sei o quero de verdade só n quero farmácia , me dêem uma luz pfvr.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desista e vai para outra área A muito tempo postei aqui, a minha insatisfação com o curso. Até sofri perseguição. Eu sei que e difícil desistir e recomeçar, o que eu fiz hoje, porque atualmente faço cursinho online, gastei 433 reais no stoodi cursinho. Mas pensa vc vai se condenar e fazer como eu, que ficou até o 5 período, pra perceber que farmácia é uma roubada? Não, é melhor desistir agora que tá no começo.

      Excluir
    2. *O que eu fiz a algum tempo

      Excluir
    3. Olha estou na mesma situação que você.
      Mês que vem começaria meu segundo período em farmácia. Após ouvir o conselho de pessoas que viam como eu estava infeliz com o curso, decidi largar e mudar enquanto ainda há tempo.
      Esse curso é lindo na teoria, mas a realidade é completamente diferente. Todos os meus professores que fizeram este curso hoje em dia estão dando aula, pois foi a única alternativa para compensar tantos anos de estudo, alguns até falavam sobre a desvalorização extrema, alertavam sobre como iríamos trabalhar muito sem ter a valorização merecida.
      Porém,eu não me vejo dando aula, eu estudava em período integral tive que parar de trabalhar estudava um monte, estava tão triste e com início de depressão já. Em um único período fiquei sem ânimo para acordar todos os dias,estava aflita, pois estava com medo dos julgamentos das pessoas, afinal tinha entrado em uma universidade pública.
      Contudo, criei coragem e vou largar, não vale a pena o sacrifício exagerado para futuramente trabalhar infeliz.
      Meu conselho é, cuide da sua saúde e tente não se preocupar com o que os outros pensam, eu tentei por meses defender esse curso, procurava mesmo que sem sucesso algo bom,infelizmente até quem trabalhava na área não conseguia mentir sobre o curso, mas só sabemos como é quando vivemos a experiência de conhecer, é muito difícil e o futuro não compensa tudo que vamos passar até se formar. Segundo a coordenadora de farmácia da minha universidade esse curso é o mais difícil só perde para medicina na quantidade de horas.
      Então, coloque na balança se você realmente ama, caso contrário faça como eu, encontre algo que realmente te fará feliz.

      Excluir
    4. Olá, pessoal

      Se este curso não faz vcs felizes é melhor largar e procurar um em que vcs se sintam mais realizados.

      É mais fácil largar quando se está no comcinho do curso. Se está faltando 1 ano e meio ou dois anos, eu acho que compensa terminar, mesmo não gostando. Ainda mais se for uma universidade pública!

      Excluir
  75. A área de saúde resume-se apenas à Medicina...infelizmente, eles tomaram conta de tudo. O correto é migrar para uma área totalmente diferente, por ex: Engenharias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou o mesmo anônimo de cima e vou migrar pra sociologia. To desde meados de 2017, me matriculando, esse ano vou prestar vestibular, e ano que vem fazer o vestibulinho - mobilidade académica o interna - isso se conseguir manter o vínculo com a UFPA ativo, pois meu nome já vai pra lista dos que vão perder a vaga, mas tô tranquilo estudando pro vestibular, e contando com a sorte, que eu irei conseguir me matricular agora em agosto pra manter o vínculo, e fazer a prova, tenho 32,2% de carga horária integralizadas.

      Excluir
    2. Desculpa que faltou algumas vírgulas, foi que eu não revisei, antes de enviar.

      Excluir
    3. Olá Anônimo

      Boa sorte nas suas tentativas. Espero que vc consiga o que deseja.

      Excluir
  76. Cursar Farmácia é muito bonito...os alunos que estão no curso veem "maravilhas", acham que terão 70 áreas de atuação e que subirão na carreira. Mas é um ledo engano. Se você não for "apadrinhado", só restará empregos na dispensação, com baixos salários, excesso de plantões, ficar em pé o tempo todo e ser um "atrapalho" às vendas da loja. O CFF é uma vergonha, lhe tratando como um criminoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo

      Obrigado pelo seu comentário!

      O que o CFF fez que te incomodou?

      Excluir
  77. Me iludi com o curso/profissão. Achei que a minha vida e a dos meus pais ia melhorar quando eu me formasse porque nós três sobrevivemos somente com um salário mínimo, mas já faz 7 meses que eu me formei em farmácia e ainda não consegui emprego, principalmente por falta de uma bendita indicação. Tenho vergonha da minha situação, me sinto um fracasso e estou sem perspectiva nenhuma nessa profissão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônimo

      Obrigado por ter escrito.

      No seu caso é muito cedo para se sentir fracassado e sem perspectiva com a farmácia. Atualmente, o país passar por um desemprego muito grande e está mesmo difícil arrumar alguma coisa.

      Desta forma, minha dica pra vc é: não desanime. Continue procurando o emprego sem desanimar que uma hora aparece. E digo mais, se o emprego que aparecer não for na área da farmácia, pegue também. Depois, trabalhando vc vai procurando um outro emprego na sua área.

      Vc também pode estudar para passar em concurso público como farmacêutico.

      Não sinta vergonha da sua situação. Se vc conseguiu se formar numa faculdade na condições que vc descreveu. vc não tem que sentir vergonha e sim orgulho. Vc já é um vencedor. Venceu uma etapa e outras virão. E vc também vai vencer. Não vai ser fácil, mas já deu pra perceber que vc tem garra e uma hora as coisas se encaixarão e tudo dará certo.

      Um abração!

      Excluir
  78. Francisco , qual sua visão sobre a profissão hoje , quase oito anos após ter publicado esse desabafo ? As coisas melhoraram pra você ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucas

      Faz 6 anos que não trabalho na área de farmácia, então, acho que o pessoal que comenta aqui e que trabalha na área atualmente sabe mais do que eu.

      Eu imagino que não mudou muita coisa pelos comentários que leio por aqui.

      Sim, a minha vida hoje melhorou bastante, mas fiz concurso para um cargo que não tem relação nenhuma com a profissão farmacêutica. Na época, o salário que eu ganhava era quase igual ao concurso que passei, porém eu era farmacêutico (fui por 4 meses só) em um município vizinho ao que moro e viajava todo dia. O concurso que passei era na minha cidade. Como o salário era quase o mesmo, preferi o ficar no emprego da minha cidade porque aí eu deixava de gastar com gasolina. Além disso, eu nunca quis estudar farmácia. Estudei porque foi a oportunidade que me deram.

      Excluir
  79. Boa noite..trabalhava em duas das maiores redes do RS em drogaria...seis anos na empresa A das 8 ao 12h e 7h20 na B da 13h as 22h...até que semana passada me desligaram da empresa A...eu n fazia cx, n ficava dando entrada em toda carga de perfumaria e medicação...tinham q chamar outra pessoa pra fazer estas tarefas...ao menos sai com meus direitos e uma indenização razoável pra quem trabalhava 4hs...agora me restou a empresa B que quer que todos seus farmacêuticos realizem farmácia clínica na drogaria...acho interessante porém assim como tem médico q n faz cirurgia...ou enfermeiro que não gosta de atuar junto do paciente e sim numa parte mais administrativa...eu odiaria e detestaria aplicar injetaveis...nao gosto mesmo..mai fazem uma reuniao de toda uma regiao informam que eh assim q a empresa deseja..mandam vc ler uns cursos da Abrafarma e assim vc ta apto? Nunca quis nem quero fazer aplicacoes...ganhava razoavelmente 5 mil trabalhando em 2 empregos segunda a sexta..sempre cansado..stressado...o q fazer? Tentar concurso na area mesmo..se n for isto....n sei o q fazer!!


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônimo.

      Pelo que vc pôde descrever deu pra perceber que vc ganhava bem, mas tb não tinha vida. Afinal, vc trabalhava da 8 da manhã até as 10 da noite.

      Isto é muito importante para as pessoas que pensam em cursar farmácia, ela precisam saber disto. E mesmo se esforçando, poderá ser demitido por não querer fazer tarefas que não lhe compete.

      Se vc for fazer concurso público, acho que será muito difícil ganhar o que vc ganhava, mas isto depende de município para município. No entanto, trabalhará mesmo também. Mas dependendo do horário, talvez vc possa trabalhar nos dois lugares: setor público e setor privado.

      Outra solução, se vc tiver coragem e dinheiro sobrando, é abrir sua própria farmácia. Na minha opinião este é o único jeito de ficar rico trabalhando com farmácias.

      Excluir
  80. Uma coisa que tá encucada na minha mente é será que quem traba no conselho, sendo conselheiro, ganha bem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em torno de 450 mil reais ao ano

      Excluir
    2. Olá, Anônimo!

      Obrigado pela visita e pelo comentário.

      Não sei de qual estado vc é, mas eu vou falar do estado de São Paulo. Eu sempre imaginei ou soube que o conselheiro do CRF trabalha de graça. Ou seja, ele faz um trabalho voluntário para ajudar a profissão.

      Mas depois da sua pergunta, eu fiquei em dúvida se eu estava certo e pesquisei na internet sobre o assunto.
      Veja o link http://www.crfsp.org.br/images/Canal/atribuicoes%20dos%20conselheiros.pdf .

      Lá diz:

      "Os conselheiros regionais são eleitos pelos farmacêuticos inscritos no CRF-SP na Assembléia
      Geral Eleitoral de farmacêuticos inscritos no Conselho. Os cargos eletivos são exercidos por
      brasileiros e seus mandatos são gratuitos, meramente honoríficos, reconhecidos, entretanto,
      como serviços relevantes à profissão, cujo título é entregue no final do mandato."

      Então, eu estava certo. Eles não ganham nada. Fazem porque gostam. Imagino que seja assim tb com os conselheiros de SP no CFF. Não sei de outros estados, mas imagino que não ganhem nada tb.

      Porém, quando eles viajam a serviço do Conselho, eles não gastam nada. O Conselho banca tudo. Eu acho justo, além de não receber nada, vai tirar do próprio bolso?

      Por outro lado, a pessoa que é Conselheiro ganha uma certa visibilidade e ela pode ganhar indiretamente (não estou falando de coisas ilegais, ok?). Por exemplo, um conselheiro tem uma farmácia e se ele passar uma imagem séria, ele consegue transmitir isto para o seu negócio. Ou ele escreve um livro e por já ser conhecido dos farmacêuticos, as pessoas compram porque confiam nele.

      Excluir
    3. Oi, Fabrício

      De onde vc tirou a informação de que um conselheiro do CRF ou CFF ganhe 450 mil por ano?

      Excluir
    4. Aqui Eduardo: https://www.ictq.com.br/opiniao/882-luxos-do-conselho-federal-de-farmacia-entenda-a-polemica

      Excluir
    5. Oi, Fabrício

      Para poder escrever a minha resposta acima, eu já tinha achado pelo google este site que vc deixou.

      Eu vou pegar como referência o meu estado: São Paulo. A média de valores que os conselheiros receberam foi de mais ou menos de 150 mil em 24 meses, ou seja, 2 anos (de outubro de 2016 a setembro de 2018).

      150.000 /24 = 6.250 por mês

      Eu imagino que neste valor esteja incluído hotel, transporte, comida e o que mais eles precisarem.

      Este valor não é salário.

      Leiam esta resolução: http://www.cff.org.br/userfiles/file/resolucoes/598.pdf

      Mas... lendo a resolução eu achei algumas coisas bem estranhas ali, dei uma lida rápida e não entendi se eles recebem dinheiro para eles (limpo) ou se o CFF só cobre os gastos que eles tiveram mediante comprovante (nota fiscal) e referente ao trabalho que fizeram relacionado ao CFF.

      Então, ajudem aí e comentem o que vcs entenderam.

      Mas que ali no site e nos anexos tem uns valores absurdos e números redondos que criam desconfianças isto tem mesmo.

      Tem coisas que eles recebem como se fosse deputados ou senadores, como por exemplo:

      "b) gastos com vestuário condizente à representação da autoridade, desde que
      devidamente justificado e relacionado a evento oficial, limitado a uma indumentária completa
      por mês;"

      Acho também que vai do bom senso de cada conselheiro. Alguns se incomodam em gastar o dinheiros dos outros, outros não estão nem aí.

      Por que vc falou 450 mil?
      Lá no site fala que teve conselheiro que gastou (ou recebeu, não sei) valores de 700 mil, 350 mil e também 35 mil. Porque vc escolheu 450 mil?

      Excluir
  81. Conselheiros do Paraná tiraram mais de 400 mil em um único ano.

    ResponderExcluir
  82. Ler o relato do blog e tantos comentários no mesmo sentido me trouxe conforto por saber que não estou exagerando na minha insatisfação com a profissão, mas também tristeza por saber que tantos farmacêuticos estão frustrados. Ser farmacêutico em drogaria é saber que você estudou por anos para não ter autonomia e ter responsabilidades demais sem autoridade nenhuma. Você passa o tempo todo com uma bomba relógio na cabeça sabendo que a qualquer momento voce pode ser responsabilizado pelo erro intencional de algum funcionário que não segue suas recomendações. Ai ou VC chuta o balde e joga fora todos os seus conhecimentos e valores e entra na onda do lucro em primeiro lugar e finge que não existe fiscalização e seja o que Deus quiser ou voce enlouquece. Eu decidi esse ano que se eu não conseguir trabalhar em hospital, vou deixar a profissão. Se for para ganhar mal e não ser valorizada que pelo menos eu tenha menos responsabilidades. Talvez no futuro minha fé na profissão farmacêutica seja restaurada, mas por enquanto se eu puder aconselhar algum jovem que esteja pensando cursar farmácia o que eu vou dizer é: CORRA na direção oposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu deixei a profissão de farmacêutico "empurroterapia" e estou cursando Eng. Civil, justamente pela mesma coisa que vc mencionou. Sei que Civil não tá fácil de conseguir emprego, mas o fato de eu saber que, fazendo pós, posso ter chances de conseguir um bom emprego, com plano de carreira e de saúde, já me dá força.

      Excluir
    2. Eu faria minha matrícula em Farmácia numa federal agora pela manhã. Depois de muito pesquisar sobre a situação atual da profissão aqui no Brasil e também pela minha idade e circunstâncias financeiras, já também possuindo uma graduação fraca no currículo, estou desistindo dessa matrícula e vou manter o foco nos concursos públicos. Estava fazendo as contas aqui: iniciaria a graduação (noturno) agora em 2020.1 para estar formando lá pra 2026.1, para só então começar a procurar emprego na área e tentar a chance de receber um salário de merda (drogarias é o que há por aqui) a troco da minha alma e altas responsabilidades. Mais tranquilo receber remuneração igual ou melhor sendo Ass. Administrativo de uma federal e tocar outros projetos nas horas vagas.

      Excluir
    3. Obrigado pelos comentários e depoimentos de vocês.
      Com certeza ajudará alguém que está pesquisando sobre a profissão.

      Excluir

Leitores, se forem comentar como anônimo por facilidade, peço que deixem pelo menos seus primeiros nomes como assinatura.

Mas se fizerem questão do anonimato, não tem problema!

TOP 10 do Mês

Arquivo do Blog