Conhecendo o Leitor

Quero saber mais sobre você!

domingo, 27 de abril de 2014

Projeto ITAMAR de Luz

Projeto TAMAR - Placa

Quando fui para Camaçari – BA, fiquei em um hotel bem legal: grande, confortável e comida livre, tudo incluído, no estilo “coma até explodir”.

Este hotel está localizado em uma praia na qual acontece a desova de tartarugas marinhas. Sendo assim, o Projeto TAMAR está dentro do hotel e este segue uma norma para não prejudicar as tartarugas marinhas: durante a noite a iluminação é pouca para não desorientar os filhotes quando nascem, já que eles seguem a luz do horizonte como referência para chegar ao mar. Desta forma, luzes fortes no continente enganam as tartaruguinhas (que burras!) e as fazem tomar o rumo contrário, ou seja, morte certa. Já as tartarugas fêmeas ficam intimidadas diante de tantas luzes artificiais e voltam para o mar sem botar seus ovos na praia. Após esta pequena aula, posso continuar meu texto.

Pelos motivos acima, durante a noite a iluminação do hotel é precária. Tudo a meia luz ou talvez nem isso. Foi aí que descobri um projeto paralelo ao Projeto TAMAR: é o Projeto ITAMAR de Luz (deve ser lido pelos não caipiras da seguinte forma: “Projeto Ih! Está mal de luz)”.

Todos os que têm insônia ou não conseguem relaxar durante a noite deveriam conhecer o projeto ITAMAR de Luz. Pude perceber que durante a minha estadia no hotel, aquele tipo ralo de iluminação me fazia sentir relaxado e sonolento. Dava vontade de dormir ao cair da noite. Lá, o cansaço vinha às 10 horas da noite. Na minha casa, teoria minha, devido à forte luminosidade, sempre durmo tarde. Aqui em casa todos os cômodos são iluminados com luzes fortes o que pode atrapalhar o nosso organismo, enganando-o, fazendo pensar que ainda é dia. Por isso, o sono só vem com medicamentos para dormir.

Já percebi que em casas de outras pessoas, onde a iluminação é fraca, também sinto o soninho chegar facilmente. Até em festas e boates, a meia luz, fico sonolento e me dá vontade de ir embora dormir. Aí, quando chego em casa, o sono passa. Os músculos que antes estavam relaxados de repente se contraem.

Por isso, lhes apresento com muito prazer o Projeto ITAMAR de Luz. Contra insônia e estresse! Façam parte do projeto: quebrem os computadores, diminuam os watts das lâmpadas de suas casas para o equivalente a “a luz de velas” e tranque as crianças para fora de casa com uma mordaça em cada uma.

O Projeto ITAMAR de Luz é um projeto paralelo ao TAMAR. O primeiro é consequência do segundo. Um não tem nada a ver com o outro. É importante não confundir. Mas os dois juntos fazem bem aos homens e às tartarugas.

Eduardo Franciskolwisk

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leitores, se forem comentar como anônimo por facilidade, peço que deixem pelo menos seus primeiros nomes como assinatura.

Mas se fizerem questão do anonimato, não tem problema!

TOP 10 do Mês

Arquivo do Blog