Conhecendo o Leitor

Quero saber mais sobre você!

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Mudanças no CDB Recompensa do Santander

Para informações mais atualizadas sobre o CDB do Santander, clique aqui

cdb

Descobri uma coisa terrível: o produto “CDB Recompensa” do banco Santander já não compensa tanto assim. Minha descoberta aconteceu hoje quando retirei dinheiro da poupança para fazer uma aplicação no referido CDB.

Ele foi modificado a partir do dia 1º de julho de 2015. As taxas (% do CDI) que o banco paga agora são menores (veja a tabela abaixo). Acho que tudo foi feito às escuras porque que não vi nenhum aviso, informativo ou banner sobre o assunto no site. Muito menos apareceu uma mensagem sobre a mudança na hora de fazer o novo investimento. Me senti enganado.

Como era de se esperar, melhorou para o banco e piorou para o cliente investidor (eu e você). Bancos nunca perdem. Tem um ditador popular que demonstra bem isso: “Se alguma vez vires saltar pela janela um banqueiro suiço, salta atrás. Com certeza há algo que ganhar."

No começo, não consegui acreditar. O banco conseguiu estragar o produto que eu mais gostava. Como eu, outras pessoas também achavam que o CDB Recompensa tinha uma rentabilidade melhorzinha. Antes eu achava, agora tenho certeza. O banco não mexeria se a rentabilidade para o cliente fosse “mais ou menos”.

Liguei no 0800 do Santander e fiquei sabendo que a reformulação aconteceu por causa do cenário atual do mercado. Entendo, mas não seria melhor que mantivessem as taxas (ou que as melhorassem) para continuar atraindo os investidores? – Ou será que o cenário atual é tão ruim que não vai ter para onde os pequenos investidores correrem? – Da forma atual, o produto “CDB Recompensa” perdeu completamente a sua atratividade, justamente, por não recompensar mais ninguém da mesma forma que antes. Este investimento virou um mais do mesmo que tem por aí.

Veja como ficou a tabela de rentabilidade:

CDB Recompensa – Santander (investimento mínimo de R$ 10.000,00)

Como é:
Como era:
Prazo*
Taxa (% do CDI) –
a partir de 01/07/2015
Taxa (% do CDI) –
até 01/07/2015
Primeiros 6 meses
80,00 %
90,00 %
De 6 a 12 meses
86,00 %
94,00 %
De 12 a 24 meses
90,00 %
96,00 %
De 24 a 36 meses
95,00 %
100,00 %
De 36 a 48 meses
100,00 %
101,00 %

* Aproximado em meses. O certo seria em dias, mas aqui é só para ter uma ideia.

Mudaram também o CDB Recompensa Fácil. Já era ruim e ficou pior. Veja:

Recompensa Fácil – Santander (investimento mínimo de R$ 1.000,00)


Como é:
Como era:
Prazo*
Taxa (% do CDI) –
a partir de 01/07/2015
Taxa (% do CDI) –
até 01/07/2015
Primeiros 6 meses
78,00 %
80,00 %
De 6 a 12 meses
82,00 %
85,00 %
De 12 a 24 meses
86,00 %
90,00 %
De 24 a 36 meses
90,00 %
95,00 %
De 36 a 48 meses
95,00 %
100,00 %

* Aproximado em meses. O certo seria em dias, mas aqui é só para ter uma ideia.

Enfim, era isso. Como não achei nada na internet, resolvi criar o conteúdo por conta própria. Agora fico imaginando se outras pessoas também ficaram incomodadas com esta mudança. Tomara que sim. Não quero ser o único neste mar de inconformidade.

Eduardo Franciskolwisk

11 comentários:

  1. Ouvi várias reclamações parecidas em relação ao Santander, a falta de transparência com o cliente desmotiva qualquer um um.

    ResponderExcluir
  2. Oi Eduardo, obrigada por compartilhar esta informação. Eu ia aplicar no recompensa fácil e acabei de desistir. Você tem alguma sugestação de aplicação parecida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Katia. Sugiro que vc ligue no 0800 do Santander e peça para o atendente fazer a aplicação em CDB pra vc. Eles conseguem uma taxa melhor que a do Internet Banking.

      Excluir
  3. Obrigado pelo artigo. Liguei agora para o Santander e soube que em 1º de setembro houve nova alteração na tabela reduzindo algumas taxas. Desta forma, tivemos duas mudanças neste ano, uma em julho e outra em setembro. Mesmo pelo telefone não foi possível contratar um CDB com taxa mais atrativa que a oferecida pelo Bankline. Vou optar por aplicar no tesouro direto.

    ResponderExcluir
  4. Eu também fui enganado.Fiz uma aplicação ,em CDB, com um funcionário diretamente, na agência do Santander.Na hora era de 95% do CDI.Passado um mês recebi uma carta do Banco Santander, mostrando a tabela apresentada neste Blog.

    ResponderExcluir
  5. E o Recompensa Mais, que chegava a 103% no 3º ano, sabem como ficou?

    Alguém conhece algum grande banco com um CDB decente para aplicações mais altas?

    ResponderExcluir
  6. Realmente, apliquei no recompensa facil em 02/2015 e atualmente (17 meses depois) está com 90% de percentual. E em 08/2015 fiz uma outra aplicação nesse CDB e está com apenas 82% depois de 11 meses. Na hora de fazer essa segunda aplicação o banco não deixou clara essa mudança, me senti lesado agora. Não consigo achar nem uma informação no site sobre a progressão da taxa atual. Na época de 02/2015 era bem fácil achar essa tabela, mas agora eles fizeram desaparecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma dica que eu dou para todos aqui é: procurem se informar sobre Tesouro Direto.

      Não estou mandando ninguém investir lá. Mas procurem saber sobre o assunto e se acharem que é melhor que os CDB dos bancos grandes, invistam.

      Quem sabe os bancos grandes se tocam e passam a dar uma % maior do DI.

      Excluir
  7. Olá Eduardo ! Sou correntista do Santander, atualmente você sugere alguma dica de investimento
    ? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandra,

      Hoje, sinceramente, estou meio perdido onde devemos investir. O CDB do Santander está muito ruim. Da última vez, me ofereceram 83 ou 84% do CDI. Estou preferindo deixar na poupança até que eles aumente as % do CDI. O próprio especialista do Santander me disse que só é melhor que a poupança se for deixar mais de 2 anos.

      O Tesouro direto pra mim, tb não é tão vantajoso: pago 0,4% pra corretora do Santander. Alguns lugares não cobram esta taxa. Procure se informar.

      E pessoal, estas tabelas do post já estão desatualizada, eles mudaram de novo e mudaram pra pior de novo. Assim, como tudo no Brasil, o Santander resolveu ajudar a ferrar a vida do brasileiro. A minha pelo menos.

      O meu conselho é: se vc tiver conta em outro banco, tente conseguir um CDB que pague 90% do CDI. Acho que isto estaria de bom tamanho...

      Excluir

Leitores, se forem comentar como anônimo por facilidade, peço que deixem pelo menos seus primeiros nomes como assinatura.

Mas se fizerem questão do anonimato, não tem problema!

TOP 10 do Mês

Arquivo do Blog