Conhecendo o Leitor

Quero saber mais sobre você!

terça-feira, 13 de março de 2018

A solidão da vida



A vida é assim: solidão.

Pode ser que você tenha uma grande família ou muitos amigos. Ou pode ser que você trabalhe todos os dias rodeado por várias pessoas. No entanto, nos momentos que realmente importarem, será assim que você se sentirá: sozinho.

Nestas horas não haverá ninguém para segurar a sua mão. Ninguém para aliviar a sua dor. É quando percebemos que quem poderia nos ajudar, raramente ajuda; ou pior, fazem questão de piorar a situação. Acho que falta empatia nas pessoas e sobra imposição. De pessoas assim, devemos querer distância. Problema: todas as pessoas são assim. Então, é por isso que nos afastamos das pessoas. Procuramos a solidão porque ela nos entende. Assim, é mais fácil viver.

A solidão não é totalmente ruim. Ela pode significar isolamento, mas também quer dizer sossego. Todo mundo precisa de um tempo para si mesmo. Eu nunca entendi essas pessoas que sempre estão rodeadas de gente o tempo todo, falando o tempo todo, trocando informações o tempo todo. No meio da agitação, é impossível assimilar ideias e informações. Nunca entendi este tipo de pessoa e elas também nunca me entenderam.

A maioria destas pessoas que nunca me entenderam eram duras comigo. Então, eu passei a evitá-las. A sensação de estar sozinho aumenta quando pensamos em como as coisas poderiam ser diferentes se as pessoas fossem mais compreensíveis, pacientes e empáticas.

Queremos que o outro nos entenda, mas não nos esforçamos para entendê-lo. Aí, quando os poucos que se esforçam para entender o outro percebem isto, se sentem injustiçados e desistem de tentar entender o outro. Por que dar o que nunca vamos receber? Aí, vira um círculo vicioso de ninguém ajudar ninguém. Uma idiotice sem fim.

As pessoas solitárias se sentem sozinhas até mesmo no meio de uma multidão. É como se o mundo todo estivesse diante de nossos olhos e não enxergássemos nada de realmente importante nele. Nada e nem ninguém é bom o suficiente para te ajudar. Todos foram reprovados. Os problemas reais são gigantes e você sempre estará sozinho diante deles pensando no quão pequeno e insignificante você é.

Outra coisa: a cada vez que somos ameaçados ou abandonados por alguém, temos a sensação de solidão. Uma sensação de que, nesta vida, é cada um por si e ninguém por todos. Nos sentimos sozinhos e desvalorizados.  

Acho que a solidão vem de dentro de nós, mas é desencadeada exclusivamente pelo meio externo, por pessoas e acontecimentos. Quais pessoas e acontecimentos? Depende de cada um.

É na calmaria que percebemos a verdadeira solidão. Deitado na cama, quando nada muito movimentado está acontecendo. É quando nos encontramos com nós mesmos que entendemos que nossa jornada pessoal é solitária. A solidão da vida de cada um é diferente e intransferível. Sempre estaremos sozinhos quando formos enfrentar nossos medos, angústias e sofrimentos.

Eduardo Franciskolwisk

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leitores, se forem comentar como anônimo por facilidade, peço que deixem pelo menos seus primeiros nomes como assinatura.

Mas se fizerem questão do anonimato, não tem problema!

TOP 10 do Mês

Arquivo do Blog